O Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos, que se assinala hoje em Portugal, pretende chamar a atenção da sociedade para um problema nacional: o alcoolismo. Estima-se que Portugal tenha 700 mil alcoólicos crónicos e mais de um milhão de bebedores excessivos.
A taxa de ingestão de álcool na Europa é a mais alta do mundo. O uso nocivo do álcool está relacionado à morte prematura e à doença evitável e é um importante fator de risco para transtornos neuropsiquiátricos, doenças cardiovasculares, cirrose hepática e cancro.
Está associada a várias doenças infeciosas e contribui significativamente para lesões não intencionais e intencionais. Além disso, o uso excessivo de álcool durante a gravidez de uma mulher pode levar à deficiência mental grave do seu filho.
Consumir bebidas alcoólicas é um hábito cultural enraizado que pode tornar-se um vício com consequências graves.

Perigos do alcoolismo
O risco de dependência de álcool é de aproximadamente 10% para os homens e 3 a 5% para as mulheres. A taxa de abuso de álcool pode ser de até 20% para os homens e 10% para as mulheres.
É essencial que as pessoas tenham consciência dos malefícios do consumo excessivo de álcool. Uma boa saúde mental exige que cuidemos do nosso corpo com a consciência de que é único e tem mecanismos (por exemplo cerebrais) que o uso abusivo de álcool pode lesionar, e que nem sempre são totalmente reparáveis quando perturbados.

Uma intoxicação alcoólica pode ser ultrapassada no espaço de algumas horas e não deixar qualquer sequela. Nos casos mais graves, porém, a situação pode evoluir para coma alcoólico ou até mesmo resultar em morte.
O alcoolismo tem vários efeitos e muito negativos sobre a saúde física e psíquica, que na maioria das vezes causam prejuízos graves nos vários contextos em que a pessoa se move, sejam eles laboral, familiar ou social, e que estão relacionados com exclusão social, acidentes de trânsito, comportamentos agressivos, etc.
Os Alcoólicos Anónimos são: “uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber”. Para mais informações aceda aqui.

Contactos dos Alcoólicos Anónimos
Linha de ajuda: 217 162 969
Email: ajuda@aaportugal.org