O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio.

Este dia é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Este ano tem como mote: “STOP para a Asma”

A Asma é uma doença respiratória crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos, e que não tendo cura pode ser controlada. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).

Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada (51% crianças e 43% população geral). Contudo, 9 em cada 10 doentes com asma não controlada tem uma perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que dificulta a procura de melhor tratamento.

As principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e à incorreta utilização dos dispositivos inalatórios.

As consequências do mau controlo da asma são as agudizações da asma, com necessidade de internamento, consultas de urgência e absentismo escolar e laboral. Um terço das crianças asmáticas portuguesas é internada por asma pelo menos uma vez na vida – em média cada criança com asma vai 1 a 2 vezes por ano aos serviços de urgência e falta 6 dias por ano à escola.

Por isso, a educação do doente asmático e seus familiares de modo a que tenham um papel ativo numa adequada gestão da sua doença é fundamental para o sucesso do controlo da asma e da evolução da doença.

No tratamento da asma é fundamental a prevenção, a adesão ao tratamento diário de controlo para prevenir os sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises, só assim é possível ter uma vida feliz e saudável mesmo com asma.

#diamundialdaasma