A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto) vai lançar o curso “Formação contínua em Raciocínio Clínico e Simulação em Fisioterapia”, dirigido a Fisioterapeutas, com atribuição de 2 ECTS.
Este curso, inserido no projeto NORTE+SAÚDE, pretende desenvolver nos formandos a capacidade de analisar e sintetizar dados de pacientes, aplicando modelos de raciocínio clínico e desenvolvendo planos de cuidados centrados na pessoa. Visa também melhorar as competências de resolução de problemas, seleção de tratamentos, avaliação de resultados, refletindo sobre a prática clínica, para minimizar erros e melhorar resultados.
#Construir o Futuro
DATAS E INSCRIÇÕES
- As sessões decorrerão em janeiro de 2026.
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome do Curso: Raciocínio clínico e simulação em Fisioterapia
Instituição Responsável: Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto)
ECTS: 2 ECTS
Carga Horária Total: 17h
Formato: 5 horas presenciais, 12 horas videopresenciais
Público-Alvo: Fisioterapeutas
Número de vagas: 20 vagas
Objetivos do Curso
- Potenciar o processo de raciocínio clínico em fisioterapia aplicado a condições neuro-músculo-esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias e neurológicas.
- Desenvolver o pensamento crítico para melhorar as decisões clínicas baseadas na evidência, num processo de tomada de decisão partilhado.
- Fortalecer a capacidade reflexiva e identificar áreas de melhoria no pensamento clínico, para um cuidado centrado na pessoa.
- Aplicar modelos de raciocínio clínico a casos reais de pacientes com condições neuro-músculo-esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias e neurológicas.
- Promover a utilização da classificação internacional de funcionalidade, desenvolvendo planos de cuidados colaborativos, incorporando a tomada de decisão partilhada, num cuidado centrado na pessoa.
- Refletir e desenvolver capacidades no âmbito da avaliação subjetiva, objetiva, diagnóstico em fisioterapia e definição da intervenção apropriada com base num processo de raciocínio clínico sistemático e reavaliação constantes.
Competências a Desenvolver
- Ser capaz de aplicar modelos de raciocínio clínico a casos reais de pacientes com condições neuro-músculo-esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias e neurológicas.
- Desenvolver capacidades de comunicação efetiva centrada na pessoa.
- Ser capaz de desenvolver planos de cuidados colaborativos, integrativos e holísticos, incorporando a tomada de decisão partilhada.
- Reconhecer e integrar a classificação internacional de funcionalidade no processo de fisioterapia, abordando os fatores pessoais e ambientais que possam afetar as decisões clínicas.
- Compreender como recolher e analisar sistematicamente a história do paciente e informações subjetivas, planeando um exame objetivo adequado à condição clínica.
- Integrar os achados da avaliação, num processo de raciocínio clínico, entendendo o problema do paciente e construindo um diagnóstico em fisioterapia
- Ser capaz de selecionar métodos e técnicas de intervenção adequados com base num processo de raciocínio clínico e reavaliação sistemáticos.
- Ter a capacidade de efetuar modificações no plano de intervenção com base na avaliação dos resultados/outcomes, suportados por um registo clínico eficaz.
Programa e Conteúdos Programáticos
- Raciocínio Clínico – o conceito de raciocínio clínico e a sua aplicação no processo em fisioterapia.
- Pensamento crítico – os elementos-chave do pensamento crítico no processo de fisioterapia.
- Processo de tomada de decisão partilhada – recolha e análise sistemática da informação (subjetiva e objetiva) e como efetuar um diagnóstico correto em fisioterapia.
- Decisões clínicas informadas e reavaliação/reajuste dos planos de intervenção – fatores internos e externos, contribuição do paciente, colaboração interdisciplinar e identificação de resultados/outcomes.
- Aplicação prática de princípios de raciocínio clínico a casos reais de pacientes; resolução de problemas e identificação dos resultados dos pacientes.
- Casos de simulação clínica em fisioterapia – apresentação, exploração, discussão e reflexão sobre casos reais de pacientes neuro-músculo-esqueléticos, cardiovasculares, respiratórias e neurológicos, utilizando cenários de simulação em fisioterapia.
Metodologia de Ensino e Avaliação
- Metodologia: 4 Aulas teóricas-práticas videopresenciais (12 horas), 1 aula em prática laboratorial simulada (5 horas); Tarefas de trabalho autónomo de leitura, análise e reflexão; Construção simulada ou real de casos clínicos.
- Recursos Digitais Utilizados: Plataforma de e-learning Moodle, Plataforma online de reunião Teams, simulação em contexto presencial de ginásio de fisioterapia e centro de simulação da Santa Maria Health School.
- Método de Avaliação: Apresentação e discussão de casos clínicos.
Docentes e Colaboradores
Coordenador do Curso: Duarte Pereira
Equipa Docente: Carlos Crasto, Alexandre Silva, Diogo Silva, Ana Couto, Inês Mesquita, Duarte Pereira
Infraestruturas e Recursos Necessários
- Ginásio de Fisioterapia e Centro de Simulação da Santa Maria Health School.
- Material de avaliação e intervenção em Fisioterapia nos diferentes contextos neuro-músculo-esqueléticos, cardiovasculares, respiratórios e neurológicos.
- Equipamento digital para comunicação online, construção e apresentação de conteúdos à distância e presencial.
RESULTADOS
Este curso desafiará o participante a pensar criticamente, integrar a evidência existente melhorando o raciocínio clínico e a capacidade de fazer melhores opções no processo de fisioterapia centrado na pessoa.
CALENDARIZAÇÃO
Data prevista de início: janeiro 2026
Frequência: durante 2 semanas, 4 aulas de 3h (2x semana) + 1 aula de 5h ao sábado
| Data | Horário | Tipo de aula | Modalidade |
| 13/01/2026 | 17h00 às 20h00 | Online (3h) – Carlos Crasto | Videopresencial |
| 15/01/2026 | 17h00 às 20h00 | Online (3h) – Diogo Silva | Videopresencial |
| 20/01/2026 | 17h00 às 20h00 | Online (3h) – Alexandre Silva | Videopresencial |
| 22/01/2026 | 17h00 às 20h00 | Online (3h) – Ana Couto | Videopresencial |
| 31/01/2026 | 08h30 às 13h30 | Sala de aula – Ginásio e Centro de Simulação (5h) – Inês Mesquita, Carlos Crasto e Alexandre Silva | Presencial |

NORTE+SAÚDE | Transição Digital e Inovação do Ensino em Saúde
Impulso Mais Digital | Reforma e Modernização da Medicina
INVESTIMENTO RE-C06-I07 | 09/C06-i07/2024


