No dia 10 de outubro, dia em que assinalámos o Dia Mundial da Saúde Mental, a Santa Maria Health School organizou o Congresso do Consórcio “Mais Saúde Mental, Melhor Ensino Superior”, com o tema “Estamos (Des)Ligados?”. O evento trouxe à reflexão o impacto da tecnologia nos ambientes académicos e, de forma geral, a promoção da saúde mental no Ensino Superior.
Para este evento contámos com contributos de várias entidades, como a Ordem dos Psicólogos Portugueses, através do Presidente da Delegação Regional do Norte – Dr. Gaspar Ferreira, a Associação Nacional de Jovens Psicólogos – ANJOP, através da Drª Maria Inês Ferreira, e a Associação Nacional de Estudantes de Psicologia – ANEP – através do Tiago Novais Gonçalves.
Ouvimos os estudantes das nove instituições do ensino superior que formam o Consórcio, conhecendo o impacto do projeto nas suas rotinas!
Escutámos as palavras e as reflexões de personalidades de referência como o Professor Doutor Pedro Morgado, que nos falou do caminho das IES até ao SNS; a Professora Doutora Alice Murteira Morgado, que abordou o impacto da tecnologia no desenvolvimento dos jovens adultos; o Dr. Rui Marques, que nos trouxe o mote do dia “Estamos (Des)Ligados?; e o Professor Doutor João Salgado, que nos clarificou o Modelo Stepped Care introduzindo qual será o futuro da intervenção psicológica nas instituições.
Em formato de conversa, absorvemos os conteúdos da Drª Ana Isabel Lage, da Drª Rita Começanha e da Professora Doutora Alexandra Araújo, que colocaram na mesa o tema Impacto da Tecnologia nos ambientes académicos e no bem-estar geral.
Nos workshops, o Professor Doutor Francisco Valente Gonçalves abordou a IA, a Saúde Mental e o Ensino Superior e a Doutora Carla Carmezim Rocha, do ICAD, abordou a dependência do online. Por fim, o IPCA pela Drª Carla Cruz e pela Drª Carina Martins finalizaram colocando o foco na promoção da saúde mental no ensino superior.
Foram ainda promovidos momentos culturais, pela poesia e pela atuação de tuna e na divulgação da obra do artista urbano Guel do It, que retrata o peso da existência e da força do “Ser”. Os posters que fomos recebendo deram maior cor e conhecimento científico ao dia do Congresso, terminámos com a certeza de que estivemos ligados naquilo que importa: debater a saúde mental no ensino superior!






