GAApE presente no encontro UCP2 Mental Health: O que está a mudar na saúde mental e bem-estar da Católica

A Santa Maria Health School, através do Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante (GAApE), marcou presença no encontro UCP2 Mental Health: O que está a mudar na saúde mental e bem-estar da Católica, que ocorreu no passado dia 1 de outubro de 2025, no Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

No presente encontro, foi sublinhada a urgência de responder às necessidades de saúde mental dos estudantes do Ensino Superior. A sessão temática contou com a intervenção da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, que destacou a relevância da investigação e programas já em curso, como o Cuida-te+, atualmente na 3.ª edição, e a importância de integrar modelos sustentáveis de promoção de saúde e bem-estar no Ensino Superior.

Entre as iniciativas apresentadas pelo projeto UCP2 Mental Health, destacam-se os workshops de literacia em saúde mental, primeiros socorros psicológicos, imagem corporal positiva e burnout académico. Foi igualmente anunciada o desenvolvimento da unidade curricular UCP2 Be – Desenvolvimento de Soft Skills, já em fase piloto em Lisboa, e o lançamento do curso Pro・Stress – Gestão do Stress Académico, em parceria com a Escola de Competências de Vida da APsi da Universidade do Minho.

A estas medidas soma-se o lançamento da Plataforma Digital de Apoio Psicológico, que funcionará como porta de entrada única para os estudantes da Católica, facilitando o acesso a consultas de triagem e acompanhamento especializado. O evento encerrou com a assinatura de protocolos institucionais, reforçando a aposta da UCP na prevenção e promoção da saúde mental como eixo fundamental da vida académica.

A presença do GAApE no encontro UCP2 Mental Health: O que está a mudar na saúde mental e bem-estar da Católica, reforça a sua missão de contribuir para uma instituição do ensino superior mais saudável, inclusiva e preparada para responder de forma integrada às necessidades de saúde mental dos estudantes e colaboradores.