A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta a bainha de mielina das células nervosas do Sistema Nervoso Central (SNC), de origem auto-imune e causa ainda desconhecida. É a principal causa de lesão não traumática do SNC em adultos jovens entre os 20 e os 40 anos. É uma condição patológica com uma evolução heterogénea, que pode originar comprometimentos leves a formas mais progressivas e incapacitantes. É caracterizada por uma grande variabilidade clínica, com manifestações intermitentes (surtos) e sinais e sintomas que variam conforme a localização das lesões.
Os défices podem ser múltiplos, no entanto, destacam-se os défices sensório-motores, nomeadamente a fraqueza muscular, espasticidade, fadiga, défice de equilíbrio e por vezes comprometimento cognitivo e emocional, acarretando limitações e restrições com um impacto muito significativo no dia-a-dia e na qualidade de vidas das pessoas portadoras de Esclerose Múltipla. A avaliação dos défices e definição da intervenção para a sua reabilitação têm um papel essencial para a maximização da independência nas atividades e participação destas pessoas.
A abordagem contemporânea do Conceito de Bobath reúne os fundamentos teóricos e os princípios clínicos para uma abordagem inclusiva, individualizada visando a resolução de problemas, baseada no conhecimento atual do movimento humano e da neurociência para a reabilitação de pessoas com sequelas de condições neurológicas.
DATAS E HORÁRIOS
26 & 27 setembro
Sexta-feira | 14h – 20h30
Sábado | 08h30 – 18h00
DURAÇÃO
15H
LOCAL
Ginásio II de Fisioterapia – Santa Maria Health School (Escola Superior de Saúde de Santa Maria)
DETALHES
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 14
PROPINA
220€
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
INSCRIÇÕES
Inscrição até dia 19 de setembro de 2025, sujeito a número mínimo de inscrições.
OBJETIVOS GERAIS
- Atualizar conhecimentos em relação aos problemas específicos do paciente com Esclerose Múltipla nas diferentes fases do processo de reabilitação.
- Aprofundar o raciocínio clínico e os aspetos práticos do Conceito Bobath contemporâneo, a partir da análise funcional do movimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Rever a neuropatologia e a neurofisiologia associadas à Esclerose Múltipla.
- Explorar as estratégias do controlo postural para melhorar o equilíbrio e uma postura eficiente, de acordo com as necessidades do paciente com Esclerose Múltipla.
- Reconhecer a importância da integração entre postura e movimento para otimizar o desempenho nas tarefas.
- Discutir e aplicar estratégias de intervenção baseadas na evidência que promovam a neuroplasticidade e a recuperação sensoriomotora em indivíduos com Esclerose Múltipla.
FORMADOR
