Declaração sobre o falecimento Papa Emérito Bento XVI

“Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo. O amor torna-se um invólucro vazio, que se pode encher arbitrariamente.” (in Encíclia Caritas in Veritate, nº3, Bento XVI).

O Papa Bento XVI, como todos sabemos, faleceu no passado dia 31 de dezembro. A Escola Superior de Saúde Santa Maria, enquanto Instituição de Ensino Superior Católico, destaca a sabedoria e a lucidez de todo o seu pensamento teológico e humano, mas também as suas ações em prol de uma Igreja e de um Mundo mais unido e voltado para a caridade. 

A resignação, a sua decisão mais mediática, deu testemunho de simplicidade, de entrega fiel, mas também de coragem ao saber que o amor à vocação, muitas vezes, passa pela simples presença do silêncio e da oração. Sabemos ainda, através do livro “Caminhando em busca da Verdade”, o seu interesse e fascínio no diálogo entre a fé, a razão e a ciência.

Desta forma, a ESSSM reconhece que a história de vida do Papa Bento XVI destaca valores e virtudes necessários para a formação de futuros profissionais de saúde, mas também para o exercício das suas profissões: a caridade, o humanismo, o silêncio e a ciência serão sempre essenciais para uma intervenção centrada nas necessidades do doente.

Por último, em comunhão com toda a Província das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, pedimos a Deus que receba Bento XVI (e Joseph Ratzinger) no seu eterno e caloroso abraço.