Pós-Graduação em Qualidade e controlo de infeção nas unidades de saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE E CONTROLO DE INFEÇÕES EM UNIDADES DE SAÚDE

Consulte aqui o calendário da 2.ª Fase


APRESENTAÇÃO

 As Infeções Relacionadas aos Cuidados em Saúde (IACS), estão entre as principais causas de morbilidade e de mortalidade, sendo um problema de saúde mundial, e consequentemente, da elevação dos custos relacionados, tanto para o paciente como para as instituições de saúde publicas ou privadas.

O controle das IACS é transversal a todas as áreas da saúde e exige formação de uma vasta equipa, em todos níveis (operacional, técnico e científico) que estão envolvidas na cadeia epidemiológica deste evento adverso, devido às características multifatoriais das IACS. Um bom exemplo desta questão são as ações de mitigações que foram necessárias para o controle da Pandemia do COVID-19, que exigiu esforços em todas as áreas da saúde e dos vários profissionais envolvidos na assistência direta e/ou indireta.

Assim parte considerável das IACS pode ser evitada com a aplicação de medidas de prevenção baseadas em conhecimento técnico adequado. Apesar da legislação vigentes em Portugal, que determinam o obrigatoriedade de prevenção e controle com medidas e com normas adequadas, tem sido observado que muitas instituições descumprem estas normas e recomendações, muitas vezes por falta de preparo técnico e conhecimento científico na área.  

A ausência ou falta de qualificação técnica de profissionais, a dificuldade no acesso a informações de qualidade, a carência de instituições que possam prestar assessoria técnica na orientação de normas básicas de prevenção e controle das IACS, em suas distintas interfaces, são elementos importantes que dificultam o cumprimento deste programa quer a nível local como a nível nacional.

Neste cenário, os profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde têm papel fundamental no apoio técnico e na promoção das boas práticas para prevenção e controle das IACS, sendo necessária a capacitação destes profissionais de saúde para que possam, para além de executar medidas recomendadas, realizar a gestão de um programa de prevenção e controlo das IACS. É preciso que  sejam capazes de ser elementos de sensibilização e mudanças nesta área, para a disseminação do conhecimento e das boas práticas nas distintas instituições de saúde.  

Assim, este curso de Pós-Graduação em Qualidade e Controlo de Infeção em Unidades de Saúde, tem a finalidade de:

  • Formar profissionais da saúde para a prevenção e controle das IACS conforme orientações das legislações pertinentes à matéria, com pensamento crítico e científico;
  • Capacitar profissionais da saúde para avaliação dos processos de qualidade que envolvam o controlo das IACS e suas interfaces com o objetivo de melhoria contínua. 

DATA DE INÍCIO

Janeiro de 2021

AULAS

Horário provável:

  • Sexta-feira das 18h às 21h e Sábado das 9:30h às 12:30h

DURAÇÃO

O Conteúdo programático tem uma carga horária de 180 horas de contacto em um total de 540 horas.

REGIME DE FREQUÊNCIA

O conteúdo teórico da Pós-Graduação em Qualidade e Controlo de Infeções em Unidades de Saúde será realizado à distância, através de vídeo-aulas, leitura de material didático, fóruns de discussão e avaliações, sempre coordenados pelos tutores responsáveis e será disponibilizado de forma modular. Desta forma os interessados poderão realizar os módulos de forma independentes, como cursos livres com certificado a cad módulo ou na sua totalidade, com trabalho de fim de curso, para obter o certificado de pós-graduação.

Será disponibilizado o acesso à certificação de auditor interno dos alunos interessados que satisfaçam em tempo útil os requisitos definidos pela APCER, em condições especiais de candidatura.

OBJETIVO GERAL

  • Capacitar o profissional de saúde para o controlo das infeções em unidade de saúde, com competências políticas, técnicas, epidemiológicas e educativas,  com foco central na qualidade e segurança.

PARCERIAS

logotipo da apcer


COORDENAÇÃO

 NOMECONTACTOCURRICULUM VITAE
Cristiane Silvacristiane.silva@santamariasaude.pt

PLANO DE ESTUDOS


INFORMAÇÃO ADICIONAL