O Dia Mundial do Rim assinala-se a 12 de março. No que será o seu 15º aniversário, a campanha voltará ao básico e às raízes onde começou promovendo a importância de medidas preventivas para evitar o início e a progressão da doença renal.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doenças renais de várias causas. Um em cada dez adultos tem doença renal crónica, que é invariavelmente irreversível e progressiva.

Em Portugal os números de doentes renais continuam a aumentar e somos a nível mundial dos países com maior incidência e prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal.

Em 2020, o Dia Mundial do Rim continua a sensibilizar toda a população para o crescente número de doenças renais em todo o mundo e a lutar pela saúde renal para todos, insistindo em campanhas de prevenção.

Especificamente, a prevenção primária da doença renal requer a modificação de fatores de risco, incluindo diabetes e hipertensão, dietas não saudáveis, anormalidades estruturais dos rins e do trato urinário e / ou níveis de nefrotoxicidade. As intervenções primárias preventivas incluem a promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo atividade física e dietas saudáveis, triagem para pacientes com maior risco de DRC(Doença Renal Crónica) com o auxílio de exames de urina e sangue e manutenção dos dados de triagem em um registro da DRC.

Em pessoas com doença renal pré-existente, a prevenção secundária, incluindo a otimização da pressão arterial e o controle glicêmico, é o principal objetivo da educação e das intervenções clínicas que podem ser alcançadas com baixo teor de sal e proteínas, além de dietas à base de plantas e farmacoterapia.

Em pacientes com DRC avançada (prevenção terciária ) o controle de co-morbidades como uremia e doenças cardiovasculares é de alta prioridade.

Mais informações sobre este dia aqui.

 

#diamundialdorim #worldkidneyday #esssm #saúdesantamaria