PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS INTENSIVOS, EMERGÊNCIA E DOENTE CRÍTICO

Informação Importante:
Aos candidatos da Pós-graduação em Cuidados Intensivos, Emergência e Doente Crítico, informa-se que as inscrições realizadas a partir do dia 6 de agosto de 2021, inclusive, entram em lista de suplentes, sendo a respetiva inscrição registada por ordem (data) de submissão. Mais se informa que o pagamento do emolumento associado só será realizado após confirmação da inscrição/1ª mensalidade, assim sendo, a inscrição a partir de dia 6 de agosto, inclusive, não tem emolumento associado.

ESSSM, 05 de agosto de 2021

APRESENTAÇÃO

Nas áreas de Cuidados Intensivos, Emergência e Doente Crítico existe uma necessidade contínua de atualização e desenvolvimento dos conhecimentos e competências em sequência de muitas especificidades, tais como: as práticas clínicas a doentes com elevado índice de gravidade e em risco de vida; utilização de equipamentos com elevado nível de sofisticação e tecnologia avançada; meios terapêuticos altamente agressivos e de elevada complexidade.

Como resultado, este curso visa assegurar a aquisição de competências científicas, técnicas e humanas neste domínio cientifico especifico do profissional de saúde, originando ganhos em saúde sensíveis aos cuidados prestados.

DATA DE INÍCIO

A decorrer | Próxima edição: 24 de setembro de 2021

AULAS

Quinzenalmente (sexta-feira de tarde e sábado todo dia) – excepcionalmente poderá funcionar em semanas seguidas.

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 10 meses, 250 horas de contato, 30 ECTS.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Enfermagem e outros profissionais de saúde.

Deseja receber mais informações sobre este curso?
Preencha os campos e confirme no seu email.

COORDENAÇÃO


José António Pinho
(Coordenador Científico)
Daniel Cunha
(Coordenador Executivo)

PLANO DE ESTUDOS

* No contexto das atividades letivas pode haver a necessidade de captação de imagens (simulação, eventos, seminários, role play, entre outros).

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Gestão, Liderança e Tomada de DecisãoMódulo II – Urgências e Emergências de EspecialidadesMódulo III – Doente Neurocritico e TCEModulo IV – Doente Crítico – Cuidados IntensivosMódulo V – Dor, Sedação – Agitação e Delírio Módulo VI – Sépsis – Controlo de InfeçãoMódulo VII – Urgência, Emergência e Transporte do Doente CríticoMódulo VIII – Curso de Ventilação ArtificialMódulo X – ACLS – American Heart AssociationMódulo XI – Curso de Técnicas Dialíticas


INFORMAÇÃO ADICIONAL