A 5 de novembro celebra-se o Dia do Cuidador. Este dia homenageia todos aqueles que se dedicam aos que não podem cuidar de si próprios. São quase dois milhões de pessoas no nosso país que são dependentes e precisam de ajuda de um cuidador. Uma vez que cerca de 20% da população portuguesa tem mais de 65 anos de idade o cuidado aos idosos é bastante importante na nossa sociedade.

O Dia do Cuidador procura consciencializar a sociedade para a sua importância, até porque com o aumento da população sénior em Portugal, este papel torna-se cada vez mais relevante.

Esta data pretende aumentar o reconhecimento a todos aqueles que se dedicam aos outros com amor e carinho, e melhoraram a qualidade de vida dos idosos e dos que se encontram dependentes de terceiros.

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Caregivers Portugal -Associação Portuguesa de Cuidadores, a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e o Hospital Santa Maria Porto comemoram o Dia do Cuidador promovendo atividades de sensibilização para os obstáculos a quem se desloca em cadeira de rodas (14h00) e uma tertúlia sobre: “Cuidar e ser cuidado, as duas faces de uma mesma moeda”. “Todos somos cuidadores, todos precisamos de cuidados” (16h00).

#diadocuidador #esssm #caregiversportugal #apn #hospitalsantamaria