COVID-19 Medidas obrigatórias de contingência

MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA

Cumprimento obrigatório para toda a comunidade Santa Maria

  1. Cada pessoa é responsável por estar atento aos sinais e sintomas que indiciem estar eventualmente infetado(a).
  2. Se antes de estar na escola ou nos locais de estágio não se sentir bem, fique em casa ou recolha a casa e contacte, de imediato, a linha SNS 24: 808242424.
  3. De seguida informe a receção da escola, telefonicamente, dando conta das orientações que lhe foram transmitidas.
  4. Na escola abstenha-se de cumprimentos que envolvam contacto físico passível de favorecer a propagação do vírus, mantenha distância quando falar com alguém e evite falar de forma a expelir saliva para o(a) interlocutor(a), espirre e tussa protegendo a boca com o cotovelo, lave frequentemente as mãos ou desinfete-as com gel.
  5. Se se sentir mal na escola comunique, de imediato, à pessoa que estiver na receção, que o(a) encaminhará para um local adequado.
  6. Se está em estágio, mesmo não apresentando sintomas, não se dirija à escola, contacte apenas telefonicamente os responsáveis pelo acompanhamento e aguarde instruções.
  7. Se se sentir mal no local de estágio siga as instruções do serviço e informe, de imediato, a receção da escola para que se acionem os mecanismos de comunicação bilaterais.
  8. Se é docente responsável pelo acompanhamento de estagiários deve, antes de se deslocar aos locais de estágio, contactar com os respetivos estudantes e, eventualmente, com responsáveis locais, para avaliar se há condições de segurança para o fazer. Caso não haja reporte, de imediato, à respetiva coordenação.
  9. Caso viaje para algum(a) país/zona de risco queira, por favor, informar a ESSSM através do telefone 225 098 664, ou através do email: conselho.direcao@santamariasaude.pt (reportar à Prof.ª Goreti Marques).
  10. Em função da evolução da epidemia, das orientações da DGS e de eventuais ocorrências com estudantes, docentes ou pessoal de administração e serviços, o Conselho de Direção tomará as medidas adequadas e manterá sempre informada a comunidade Santa Maria através de e-mail, do site e do Facebook.
  11. Uma epidemia exige sempre medidas excecionais e é natural que a situação se agrave mas é possível limitar a sua expansão se todos cumprirem as medidas preventivas e agirem de forma adequada.
  12. A meta da Santa Maria é contágio zero.
  13. Qualquer dúvida ou omissão deve ser esclarecida junto do Conselho de Direção, mas reportada diretamente à Prof.ª Goreti Marques.

 

   O Conselho de Direção