A escola esteve presente ontem, dia 06 de janeiro, no debate “Cuidar de quem cuida: os direitos dos cuidadores em Portugal”, no HF Hotel Tuela, no Porto. O programa da sessão contou com as intervenções de Alexandra Lopes, Docente da FLUP, Constança Paúl, Docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, José Soeiro, Deputado, Luísa Vieira, Cuidadora, e Marisa Matias, Eurodeputada.

O evento, organizado pelo Bloco de Esquerda, assumiu, sobretudo, um cunho de fórum de debate sobre as condições dos cuidadores e foi um grito de alerta para a dura realidade dos cuidadores familiares inteiramente dedicados ao cuidar dos seus, sem dias de descanso, férias ou momentos de pausa, sem remuneração, impedidos de exercer as suas profissões e reduzidos ao estatuto de segregados.

Embora tratando-se de um evento político, foi muito mais do que isso, pois a abordagem foi eminentemente humanista e científica e permitiu dar voz a quem normalmente permanece invisível, para sociedade em geral e para os media.
A ESSSM está aberta à colaboração com todas as forças políticas, associações, Governo, todos, sem exceção, para que seja possível estabelecer uma rede colaborativa de cuidados de que o país e os cidadãos tanto necessitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *