Assinalado pela primeira vez em 2018, o Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV, foi instituído pela International Papillomavirus Society e comemora-se a 4 de março.

O Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV é um marco importante porque vem aumentar a consciência sobre o HPV em todo o mundo. O Papilomavírus humano é um vírus que não escolhe géneros ou idades, mas a prevenção é possível e necessária.

Na maioria das vezes a infeção pelo vírus não tem qualquer sintoma e mesmo quando a doença já está instalada, esta pode ser assintomática.

Na maioria dos casos, a infeção provocada pelo HPV desaparece espontaneamente ao fim de 1 a 2 anos. Nos casos em que o HPV não é eliminado, a infeção pode progredir para doença. Não é possível prever quem irá desenvolver doença associada ao vírus.

O Papilomavírus Humano (HPV) é responsável por:

100%    dos cancros do colo do útero

84%      dos cancros do ânus

70%      dos cancros da vagina

47%      dos cancros do pénis

40%      dos cancros da vulva

99%      dos condilomas ou verrugas nos genitais.

O HPV é hoje considerado o 2º carcinogéneo mais importante, logo a seguir ao tabaco. Está associado a 5% dos cancros, no geral e a 10% dos cancros na mulher.

Só a vacinação contra o HPV permite uma proteção eficaz contra os tipos de HPV incluídos na vacina.

Para aceder a informação completa e detalhada sobre o que é o Papilomavirus Humano, sobre os cancros e doenças provocadas pelo vírus, quais os sintomas, quem está em risco e quais as formas de prevenção veja aqui.

Fique a par da campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro de alerta para o HPV. O objetivo é sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano juntamente com o cantor WAZE. Ouça a sua música sobre o inimigo aqui.