Dia de Consciencialização do Stress

O Dia de Consciencialização do Stress celebra-se na primeira quarta feira de novembro (dia 4) e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do bem-estar e da partilha de estratégias no combate ao stress. 

Neste período excecional que vivemos devido à pandemia, é expectável um aumento dos sintomas de ansiedade e de stress, bem como sintomas depressivos, irritabilidade, sofrimento emocional e insónia. O luto, o isolamento, a perda de rendimento, as restrições sociais, o medo, a incerteza e angústia emocional elevam os níveis de stress e ansiedade, podendo causar novos problemas ou agravar os que já existiam.  Assim é importante que implementemos estratégias para lidar com o stress agora, para que não nos sobrecarregue, e seguirmos presentes e fortes para as nossas famílias, amigos e colegas. 

  • Durante uma crise é normal que possa sentir-se triste, ansioso, confuso, assustado ou zangado. Falar com pessoas em quem confia pode ajudar. Contacte os seus amigos e familiares. O check-in com outras pessoas por meio de uma ligação telefónica ou de uma conversa por vídeo também pode servir a dois propósitos, pois pode ser que a outra pessoa também precise de uma conexão humana amigável.
  • Se tiver que ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável – uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, exercício físico e contactos sociais, dentro de casa, com as pessoas mais próximas, assim como contactos por email e telefone com outros amigos e familiares. 
  • Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções. 
  • Se se sentir muito angustiado ou perturbado, fale com um profissional de saúde, ligue para o SNS24 e siga as recomendações dadas. 
  • Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e que não são disponibilizadas por instituições oficiais. Procure consultar fontes de informação fiável em que possa confiar. Opte por informação divulgada por instituições oficiais, tais como: Serviço Nacional de Saúde (SNS), Direção-Geral da Saúde (DGS), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Poderá, em caso de dúvida, optar pela linha telefónica do SNS24 (808 24 24 24). 
  • Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras. Evite tornar as situações maiores do que são; ou a outra armadilha do pensamento comum, que é onde previmos um estado futuro que se baseia nos nossos maiores medos versus os fatos da situação.
  • Recorra a capacidades e competências que já o/a ajudaram no passado a lidar com situações adversas. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto. Por exemplo, se normalmente experimenta stress físico, como cansaço ou tensão no corpo, pode decidir ir para a cama 30 minutos mais cedo do que o normal ou tirar um tempo para um banho relaxante.

Agora, mais do que nunca, devemos priorizar a nossa saúde individual – e isso inclui o nosso bem-estar mental. Siga estas recomendações da Organização Mundial de Saúde para reconhecer os seus sentimentos e manter a sua saúde mental geral enquanto atravessamos juntos pela COVID-19. 

#diadeconsciencializaçãodostress |#covid19 | #esssm