Campus Sustentável da ESSSM promove o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas

O nosso planeta está a sofrer inúmeras pressões que estão a originar diversas alterações: crise climática, degradação da bioesfera e, consequente, aumento do nível do mar, ocorrências de fenómenos extremos, e extinção de animais e plantas. Paralelamente, um grande número de pessoas que vive em pobreza extrema, são alvo de trabalho infantil ou forçado, e estão desnutridas ou em risco, agravando-se as desigualdades sociais.

Assim, assumindo o processo educativo como essencial para despertar no outro a capacidade de viver e se comprometer com os direitos humanos, não nos podemos imiscuir de responsabilidades e devemos criar uma atmosfera promotora da formação dentro de uma cultura humana, com profundo espírito cristão e franciscano. A preparação para a profissão e, consequente, aquisição de competências técnicas e instrumentais, não pode ser o fim último ou o centro da nossa atuação.

A adoção de estratégias de gestão e pedagogia sustentável constituem uma preocupação da nossa equipa e de toda a comunidade académica.  

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM), através do seu Campus Sustentável, tem vindo a apostar em medidas de combate às alterações climáticas através da implementação de painéis solares para a redução do consumo energia elétrica proveniente da rede convencional, na redução do papel através de vários processos de digitalização e na redução do consumo de água através de torneias com temporizador.

Pode consultar mais informações no nosso Relatório de Sustentabilidade 2021-2023.

No dia em que celebra o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, 24 de outubro, a ESSSM assume o compromisso de continuar a apostar em medidas de prevenção e combate às alterações climáticas e sustentabilidade.