A primeira sessão de Biblioteca Humana, organizada pela Biblioteca da ESSSM, decorreu ontem, pelas 17:00, e contou com a de 3 histórias de vida impressionantes:

  • Ricardo Vidal é de Vila Nova de Gaia e aos 19 anos sofre um acidente de automóvel que provocou alterações visíveis no seu corpo e alterou a sua vida por completo. 55% do seu corpo apresentou queimaduras de 1.º ao 4.º grau e foi necessário submeter-se a algumas amputações. Hoje, com 30 anos, reconhece a dificuldade que as pessoas têm em lidar com a sua presença e por isso partilha a sua história para que conheçam a sua visão, o seu pensamento e para contribuir para a mudança que quer ver no Mundo. Recentemente publicou o seu primeiro livro “Viver com Alma” que pode ser adquirido aqui. Conheça mais sobre o Ricardo em http://atitudeatitudo.pt/
  • Catarina Oliveira, uma linda mulher de 29 anos que aos 27 anos viu-se numa cadeira de rodas, por causa de uma inflamação na medula. Até hoje, os médicos não encontram explicação para o que aconteceu, e dizem mesmo, que pode ter sido uma reacção auto-imune do corpo. Mas mesmo assim, Catarina não desistiu de viver e até criou o canal do youtube C Feliz, que mostra que a cadeira não lhe levou a felicidade.
  • Maria Cândida Lopes viveu toda a sua vida ligada às artes. Professora de Educação Visual e Tecnológica passava grande parte de seu tempo entre telas e tintas. Aos 70 anos, numa das idas ao Hospital para visitar um familiar que estava internado, viu a sua vida mudar completamente. Uma bactéria leva-a a coma induzido. Mais tarde confirmou-se ser uma doença meningocócica invasiva, e poucos eram os médicos a dar esperança de vida.
    Tetra-amputada após duas intervenções cirúrgicas resultado dos efeitos secundários da sua situação, Maria Cândida nunca deixou a sua veia lutadora e energia positiva e hoje ainda nos brinda com a sua boa disposição.