Dia Mundial da Alergia

Assinalado a 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia é uma iniciativa conjunta entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a World Allergy Organization. Entre os principais objetivos está a sensibilização para a importância do tratamento das alergias.
Em Portugal, e de acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que as alergias afetam aproximadamente um terço da população. É, por isso, decisivo saber mais sobre as alergias mais comuns, quais os seus principais sintomas e o que fazer para as prevenir ou minimizar.


O QUE É UMA ALERGIA?
É o resultado de uma resposta do sistema imunitário ao contacto com uma substância exterior considerada ameaçadora. Nestes casos, o organismo desenvolve anticorpos especiais que desencadeiam uma reação inflamatória, a qual pode manifestar-se de várias formas e em diversas zonas do corpo.

A severidade da alergia varia consoante o tempo de exposição, podendo mesmo tornar-se crónica. Apesar da maior parte das alergias não terem cura, existem tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas de forma muito eficaz.


PRINCIPAIS FATORES DE RISCO
Questões como sedentarismo, a obesidade, a poluição, o consumo excessivo de fármacos, principalmente antibióticos, ou a exposição a alérgenos são “gatilhos” para o aparecimento de alergias.

No entanto, os principais fatores de risco são a hereditariedade, ser criança, ter asma, não estar em contacto frequente com a luz natural ou ter nascido de cesariana.

#diamundialdaalergia