Na passada terça-feira, dia 26 de março, as/os estudantes da Escola Superior Saúde Santa Maria (ESSSM) participaram numa atividade de voluntariado e solidariedade dinamizada pela Pastoral Universitária, em parceria com a MEERU.
Esta atividade foi intitulada como “Aquaresma-te no cuidado” e teve como principal objetivo participar, num único dia, no Projeto Reconstruir. Este projeto pretende (re)construir uma velha carpintaria para que 5 famílias refugiadas, migrantes e portuguesas possam ter uma habitação segura e digna.
Assim, durante este dia, os diferentes grupos académicos (e.g., Associação de Estudantes, PikaTuna, Mentoria) e as/os estudantes da ESSSM, dedicaram-se às diferentes tarefas de construção. Entre baldes de massa, pás, colheres de trolha, pincéis e carrinhos de mão, a comunidade académica uniu-se para que fossem construídos (literalmente) degraus de esperança, de solidariedade e de humanidade. Foi uma oportunidade para as/os estudantes da ESSSM testemunharem ao mundo que existe sempre muito mais potencial quando nos deixamos confiar naquele que se encontra ao nosso lado.
Foi um dia de verdadeira construção civil, mas também de construção de relações, de espírito de equipa e de sentido de comunidade.
Esta atividade de voluntariado e solidariedade marca assim a Campanha da Quaresma/Páscoa, dinamizada pela Pastoral Universitária, e dá forma ao nome da sua Campanha “Aquaresma-te no Cuidado”. Acreditamos que a energia e a dedicação das/os estudantes permitiram (re)construir um espaço que será para muitos um espaço de cuidado.