Soft Skills é a competência mais apontada como essencial pelos estudantes ESSSM

No âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade/Fórum Estudante e Vieira de Almeida, Advogados, foi realizado um estudo sobre as “Competências das Novas Gerações”.

O estudo, liderado pelo Dr. José Sintra, procurou compreender as expectativas e motivações dos estudantes do Ensino Superior face à transição para o mercado de trabalho e carreira escolhida.

De acordo com o estudo realizado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, foram obtidas 68 respostas de estudantes da ESSSM, sendo que na sua grande maioria são do sexo feminino, e a frequentar o primeiro e quarto ano de curso, com uma idade média de 23 anos, compreendendo idades desde os 18 aos 44 anos.

 

Os Fatores mais importantes na escolha de saída profissional apontados pelos inquiridos registam-se em primeiro lugar a Carreira, seguindo-se Estabilidade e segurança, e também Salário e benefícios. Em último lugar são apontados os fatores de Tempo livre, Estatuto social e Oportunidades de networking.

As três competências que os inquiridos consideram que contribuem mais para o Sucesso de Carreira são essencialmente Comunicação, Responsabilidade e Profissionalismo.


As três competências consideradas como prioritárias para o desenvolvimento são Tomada de decisão, Inteligência emocional, Orientação para o serviço.

E, por último, a competência que os inquiridos consideraram ser a mais valorizada por empregadores é a de Soft Skills.

Consulte o documento completo aqui.