A Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) assinala o Dia Mundial do Doente Coronário, que se comemorou na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro. A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por todo o espaço da Comunidade Europeia.
A Doença Coronária é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, afetando cerca de 10 mil pessoas por ano em Portugal, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura (cerca de 42% dos óbitos).
A ESSSM celebra este dia reforçando o compromisso em relembrar a população em geral para a problemática da doença coronária, dos fatores de risco que estão na sua génese e a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável, através do cuidado com a alimentação, a prática de atividade física (por ex. caminhar), o controlo do peso, evitar fumar, reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas, procurar maneiras de reduzir o stress e fazer acompanhamento médico.
Segundo a OMS, 65% das doenças crónicas são evitáveis através de estilos de vida saudáveis, por isso, partilha-se com todos algumas linhas orientadoras no “GUIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA ADULTOS“, elaborado em conjunto pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.