Dinamizada aula sobre Competências de Vida aos estudantes do 2º ano de Terapia Ocupacional

A Santa Maria Health School reforçou o seu compromisso com a excelência académica ao promover, através do Gabinete de Atendimento e Apoio (GAAp), uma aula da UC de Seminários I, do 2.º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional, dedicada à temática das Competências de Vida.

A convite da Prof.ª Doutora Patrícia Graça, Coordenadora da Licenciatura em Terapia Ocupacional, a sessão teve como principal objetivo aprofundar conhecimentos em duas áreas fundamentais para o percurso académico, profissional e pessoal das/os estudantes: o trabalho em equipa e a gestão da ansiedade.

Ao longo da manhã, as/os estudantes refletiram sobre a relevância do trabalho em equipa nos sistemas de saúde e nas equipas multidisciplinares, bem como sobre o seu impacto na saúde física e psicológica dos/as profissionais de saúde e dos seus utentes/clientes. Foi ainda explorada a importância da comunicação assertiva e do autoconhecimento enquanto pilares para uma tomada de decisão responsável e ajustada às necessidades de todas as pessoas envolvidas.

No âmbito da gestão da ansiedade, as/os participantes identificaram sinais e sintomas, desconstruíram alguns mitos associados a esta temática, partilharam estratégias de coping para situações ansiogénicas e treinaram técnicas de relaxamento passíveis de aplicação em diferentes contextos.

Esta sessão psicoeducativa, através de momentos de reflexão e da realização de dinâmicas práticas, contribuiu para o desenvolvimento de competências de comunicação eficaz, de resolução de problemas e de coesão grupal, reforçando a importância da interdependência no seio das equipas. Promoveu ainda a reflexão sobre o papel do autoconhecimento na construção de equipas saudáveis e na identificação e gestão de sinais e sintomas de ansiedade.

O GAAp agradece, uma vez mais, o convite endereçado pela Prof.ª Doutora Patrícia Graça, bem como a sua disponibilidade e o reconhecimento da importância da promoção de competências de vida no desenvolvimento integral das/os estudantes do Ensino Superior. Congratula, igualmente, a participação ativa e empenhada das/os estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional.