O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando há um bloqueio ou uma rutura dos vasos que levam o sangue ao cérebro, provocando assim a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Pode ocorrer em menor intensidade, sem deixar sequelas ou mais grave, podendo levar à morte ou deixar o paciente em estado de absoluta dependência.

O AVC é a primeira causa de morte natural em Portugal. É também a principal causa de incapacidade para a vida, mas tem vindo a decrescer muito graças à prevenção. Sabe-se que cerca de 74% dos riscos de ocorrência de AVC se atribuem a comportamentos modificáveis!

Medidas preventivas a adotar:

– Mantenha uma dieta equilibrada e variada, com restrição do sal e das gorduras totais e saturadas e rica em fibras e em frutas, vegetais e legumes.

Pare de fumar e evite os ambientes de fumadores (acautele-se, ser fumador passivo não ajuda a saúde).

Mantenha atividade física regular, contrariando o sedentarismo e os seus efeitos nefastos sobre a saúde.

Controle o peso corporal e, se tiver “peso a mais”, emagreça de forma saudável.

Evite a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Vigie regularmente a sua pressão arterial. Mantenha um controlo efetivo da pressão arterial: a pressão sistólica (máxima) deve ser < 140 mm Hg e a pressão diastólica (mínima) < 90 mm Hg, porque estes valores estão associados a um menor risco de AVC e de eventos cardiovasculares.

Saiba os níveis do colesterol e das “gorduras” do sangue e os valores da glicemia (açúcar no sangue)

Faça exames de rotina e esteja atento aos sinais de alerta, pode fazer a diferença entre a recuperação e a incapacidade.

Se se verificar o aparecimento de um dos chamados “3Fs”

– Dificuldade em falar;

– Desvio da face (Boca ao lado);

– Falta de força num braço;

LIGUE DE IMEDIATO PARA O 112!