Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos por todo o mundo.

Todos os anos, a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF) escolhe um tema para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Em 2020, a campanha do Dia Mundial da Diabetes concentra-se na promoção do papel do enfermeiro na prevenção e controlo da diabetes- “Diabetes: Enfermeiros fazem a diferença.

Os enfermeiros representam atualmente mais de metade da força de trabalho global em saúde . Estes profissionais fazem um excelente trabalho para apoiar as pessoas que vivem com uma ampla gama de problemas de saúde. Pessoas que vivem com diabetes ou correm o risco de desenvolver a doença também precisam do seu apoio. Pessoas que vivem com diabetes enfrentam vários desafios, e a educação é vital para equipar os enfermeiros com as habilidades para apoiá-los.

A IDF estima que um em cada onze adultos viva com diabetes , chegando a 465 milhões de pessoas em todo o mundo.

Como o número de pessoas com diabetes continua a aumentar em todo o mundo, o papel dos enfermeiros e outros profissionais de saúde da equipe de apoio torna-se cada vez mais importante no controle do impacto da doença.

Os enfermeiros são muitas vezes o primeiro e às vezes o único profissional de saúde com quem uma pessoa interage e, por isso, a qualidade da sua avaliação inicial, cuidados e tratamento é vital.

 No que diz respeito ao cuidado e prevenção da diabetes, os profissionais de enfermagem são fundamentais para a qualidade de vida do paciente, pois geram uma relação de afeto e tornam o tratamento mais harmonioso.

Os enfermeiros desempenham um papel fundamental em:

  • Diagnosticar a diabetes precocemente para garantir um tratamento imediato.
  • Fornecimento de formação de autocuidado e apoio psicológico para pessoas com diabetes, de modo, a ajudar a prevenir complicações.
  • Combater os fatores de risco para diabetes tipo 2 para ajudar a prevenir a doença.
  • Orientação sobre monitorização glicêmica e insulinoterapia.
  •  Avaliação e cuidados com os pés.
  •  Tratamento de lesões.

Uma em cada duas pessoas que atualmente vivem com diabetes não é diagnosticada. A grande maioria deles tem diabetes tipo 2.

Deixada sem tratamento ou sem controlo, a diabetes pode levar a complicações que mudam a vida. Estas incluem cegueira, amputação, insuficiência renal, ataque cardíaco e até AVC.

Teste os seus conhecimentos sobre a diabetes e avalie o seu risco de diabetes tipo 2 através de um questionário e avaliação on – line .

#diamundialdasdiabetes | #worlddiabetesday | #esssm