A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio cromossômico. Uma pessoa com síndrome de Down tem uma cópia extra do cromossoma 21 (todo ou parte do cromossoma extra). Isso significa que a pessoa terá 47 cromossomas em vez de 46.

21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down, um dia mundial de consciencialização oficialmente observado desde 2006 pelas Nações Unidas. Uma data que não foi escolhida ao acaso, mas por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia).

O tema deste ano é: “Não deixe ninguém para trás” – “Leave no one behind”. O tema é retirado da Agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável de 2030; um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de viver vidas plenas, incluídas em condições igualitárias com os outros, em todos os aspetos da sociedade.

A realidade hoje é que as atitudes negativas predominantes, as baixas expectativas, a discriminação e a exclusão garantem que as pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás.

Há uma falta de compreensão dos desafios que os indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas e um fracasso em apoiá-los com as oportunidades e ferramentas necessárias para viver vidas plenas.

A ESSSM associa-se à Down Syndrome International encorajando as pessoas em todo o mundo a dizer o que devemos fazer para permitir que as pessoas com síndrome de Down vivam vidas satisfatórias. A ajudar a aumentar a conscientização sobre o que é a síndrome de Down, o que significa ter síndrome de Down e como as pessoas com síndrome de Down desempenham um papel vital em nossas vidas e comunidades.

Compartilhe as suas opiniões nas redes sociais usando as hashtags: #LeaveNoOneBehind #naodeixeninguemparatras

Para mais informações aceda aqui.

#naodeixeninguemparatras #LeaveNoOneBehind #diamundialdatrissomia21 #WDSD19 #esssm #aquisomosfelizes