O Dia Mundial da Ajuda Humanitária celebra-se anualmente a 19 de agosto, data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de homenagear aqueles que ao serviço dos outros e na defesa de causas humanitárias, arriscam as suas vidas.
Este dia foi designado em memória do ataque à bomba de 19 de agosto de 2003 no Hotel Canal em Bagdade, no Iraque, matando 22 pessoas, incluindo o principal humanitário no Iraque, Sérgio Vieira de Mello. Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas formalizou o dia como Dia Mundial Humanitário.
Este ano, o Dia Mundial da Humanidade acontece quando o mundo continua a combater a pandemia COVID-19. Os trabalhadores humanitários estão superando obstáculos de acesso sem precedentes para ajudar as pessoas em crises humanitárias em 54 países, bem como em outros nove países que foram catapultados para necessidades humanitárias pela pandemia do COVID-19.
Portanto, a campanha apresenta as histórias pessoais inspiradoras de humanitários que estão tratando e prevenindo o COVID-19, fornecendo alimentos para pessoas vulneráveis em necessidade, oferecendo espaços seguros para mulheres e meninas durante o confinamento; assistência aos partos de bebês, combatendo gafanhotos, os que trabalham em campos de refugiados, tudo no contexto da pandemia COVID-19.
Mais informações sobre este dia aqui
#DiaMundialdaAjudaHumanitária #RealLifeHeroes