O Dia Internacional da Epilepsia é um evento especial que promove a consciência da epilepsia em mais de 120 países a cada ano.

É uma iniciativa conjunta do Bureau Internacional para a Epilepsia (IBE) e da International League Against Epilepsy (ILAE).

Todos os anos na segunda segunda-feira do mês de fevereiro as pessoas juntam-se para comemorar e destacar os problemas enfrentados pelas pessoas com epilepsia, suas famílias e cuidadores.

Estima-se que 65 milhões de pessoas vivam com epilepsia em todo o mundo. Existem muitos tipos de epilepsia. Alguns tipos surgem na juventude e outros mais tarde. Alguns tipos duram pouco tempo e outros tipos podem durar toda a vida.

Às vezes, o motivo pelo qual a epilepsia se desenvolve é claro. Pode ser devido a danos cerebrais causados, por um parto difícil, um golpe severo na cabeça, um derrame ou uma infeção do cérebro, como a meningite.

Muito ocasionalmente, a causa é um tumor cerebral. Em cerca de seis em dez pessoas, os médicos não sabem a causa da sua epilepsia. Para muitas dessas pessoas, é apenas parte de como elas são feitas, o que as torna mais propensas a ter uma convulsão.

Neste dia queremos aproveitar as redes sociais para levar a mensagem de conscientização sobre a epilepsia para todo o mundo. Assim, desafiamos-te a:

– Mudar a tua foto de capa e foto de perfil para o logotipo do International Epilepsy Day (disponível aqui).

– Compartilhar conteúdos e promover o Dia Internacional da Epilepsia usando a hashtag #epilepsyday #diainternacionaldaepilepsia

– Tirar uma selfie num local famoso da tua localidade com um cartão #epilepsyday.

Este é o Campi, a mascote do Dia Internacional da Epilepsia. Campi é um lindo cavalo marinho que tem epilepsia. Ele é muito gentil e às vezes, é um pouco tímido. Todo mundo é amigo dele!

O cavalo-marinho é do gênero Hipocampo e sua forma lembra uma parte do cérebro que tem o mesmo nome e é importante na produção de convulsões e epilepsia.

Para conheceres o Campi vê aqui o vídeo.