Aula prática | Construção de ortótese

Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) continua a fortalecer a ligação entre o ensino e a prática clínica através de parcerias que promovem experiências de aprendizagem significativas para os seus estudantes.

No âmbito da unidade curricular de Metodologias de Avaliação e Intervenção II, do 2º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional, a escola recebeu a visita de uma utente do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santo António, acompanhada por uma estagiária do 3º ano e pela sua orientadora de estágio.

A visita teve como objetivo a construção de uma ortótese para melhoria das funções da mão, contribuindo para a realização de diversas ocupações do dia a dia da utente. Esta atividade permitiu aos estudantes observar de perto o processo de avaliação, planeamento e confeção de um dispositivo de apoio personalizado, consolidando conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Esta iniciativa representa um verdadeiro momento de aprendizagem ativa, onde a interação entre a prática clínica e o contexto pedagógico cria oportunidades para desenvolver competências técnicas, humanas e científicas, fundamentais para a formação dos futuros terapeutas ocupacionais.

A ESSSM reafirma o seu compromisso na criação de parcerias estratégicas que potenciam a qualidade do ensino e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.