Atreve-te a abrir portas: estudantes do 1.º ano aproximam-se do voluntariado

No dia 16 de setembro, mais de 50 estudantes da Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria do 1.º ano participaram na atividade “Atreve-te a abrir portas”, realizada no Centro Social Paróquia Senhora Conceição, numa experiência que procurou aproximá-los/as da realidade dos projetos de voluntariado e do impacto que a participação de cada pessoa pode ter na comunidade.

Ao longo da atividade, os/as estudantes tiveram oportunidade de sair do contexto habitual da sala de aula e pôr mãos à obra, contribuindo diretamente para a melhoria dos espaços do Centro Social e para o reaproveitamento de materiais.

Um dos grupos dedicou-se à separação de cabos elétricos que já não estavam a ser utilizados, preparando-os para serem reaproveitados. Outro grupo ficou responsável por trabalhos de manutenção e renovação dos espaços, através da pintura de paredes e portas e da lixagem dos corrimões.

Mais do que realizar diferentes tarefas, a atividade permitiu aos/às estudantes conhecer, de forma concreta, algumas das muitas possibilidades de participação em projetos de voluntariado. Foi também uma oportunidade para trabalhar em equipa, colaborar na resposta a necessidades reais e perceber como pequenas ações podem contribuir para melhorar os espaços e as comunidades onde estão inseridas.

Com o “Atreve-te a abrir portas”, estes novos/as estudantes deram assim os primeiros passos numa experiência de voluntariado, abrindo também a porta a novas formas de participação, colaboração e envolvimento com a comunidade.

Um agradecimento especial à Drª Madalena Martins, Diretora Técnica do Centro Social, bem como à Rosalina, à Conceição, ao Porfírio e a todos os outros elementos colaboradores/voluntários que permitiram que esta experiência se tornasse real!