Aproximação à comunidade: estudantes de Terapia Ocupacional participam na apresentação do projeto molDAR

A formação dos futuros licenciados em Terapia Ocupacional da Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde Santa Maria distingue-se pela forte ligação à comunidade e pela participação ativa em iniciativas de relevante impacto social, fundamentais para a sua futura prática profissional.

No dia 10 de fevereiro de 2026, as aulas do 2º ano do Curso de Licenciatura de Terapia Ocupacional decorreram na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde foi apresentado o projeto molDAR. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre várias organizações que se uniram com o objetivo de promover a empregabilidade e facilitar o acesso ao mercado de trabalho de jovens com diversidade funcional e neurodiversidade.

Durante a sessão, os estudantes tiveram a oportunidade de escutar, na primeira pessoa, os testemunhos de participantes do projeto, conhecendo as suas experiências e os percursos de construção dos seus projetos profissionais. Este contacto direto com a realidade reforça a importância de uma intervenção centrada na pessoa, baseada na escuta ativa e na valorização das capacidades individuais.

Acreditamos que experiências como esta contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de competências profissionais essenciais, nomeadamente ao nível do trabalho em equipa interdisciplinar, da compreensão do impacto das políticas sociais e da promoção da inclusão e do direito à participação ocupacional de todas as pessoas.