ABRIL – MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS INFANTIS

Abril é o mês da prevenção dos Maus Tratos Infantis, a ESSSM salienta a importância da divulgação desta problemática.

A Mesa do Colégio da Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica dedica o mês à divulgação desta temática, o principal objetivo da campanha é promover uma maior consciencialização da comunidade sobre os maus-tratos infantis.

Os maus-tratos são considerados um grave problema de saúde pública, quer pela sua dimensão, quer pelas suas consequências a curto, médio e a longo prazo. Os fatores de risco/ proteção/ agravamento dos maus tratos das crianças e jovens em risco podem ser detetados pelos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, devendo intervir sempre de acordo com o supremo interesse da criança.
É importante que os Enfermeiros conheçam os sinais de alerta, pois são “indicadores de uma probabilidade acrescida de ocorrência de maus-tratos e implicam uma investigação mais detalhada e consequente intervenção protetora”.

Os sinais de alerta são:
– Perturbações a nível da alimentação, sono, comportamento, relação e comunicação, desenvolvimento psicomotor, psicóticas, pelo consumo de substâncias psicoativas;
– Medo e/ou fobias de pequena intensidade, dificuldades/insucesso escolar, ansiedade, perturbações emocionais.

Sabe o que fazer perante uma situação de maus-tratos?
Fique a saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.