A Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) assinala hoje, 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade. Esta data foi institucionalizada pela Federação Mundial da Obesidade, com o propósito de consciencializar a sociedade sobre esta doença, enquanto se promove a mobilização para a elaboração de políticas que a combatam.
A obesidade é uma doença crónica e fator de risco para outras doenças, que afeta mais de 20% da população adulta portuguesa, sendo que o excesso de peso (obesidade + pré-obesidade) atinge mais de metade da população.
A ESSSM celebra este dia reforçando o compromisso em relembrar a população em geral, sobretudo os jovens e adultos, para a problemática desta doença, dos fatores de risco que estão na sua génese e a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável, com maior importância no cuidado com a alimentação e a prática de atividade física.
Este ano, o tema escolhido é “Sistemas em mudança, vidas mais saudáveis“, com o objetivo de apelar a uma mudança de foco. Assim, partilha-se com todos algumas indicações no “GUIA PARA A ATIVIDADE FÍSICA CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS” elaboradas em conjunto pela Direção-Geral da saúde (DGS) e pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física. Abaixo ficam também as linhas orientadoras recomendadas para os jovens:




Combater a obesidade significa ter em conta o conjunto dos problemas e garantir soluções reais que resultem para todos, a prevenção é essencial para salvar vidas!