A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria esteve presente no dia nacional do Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional 2025, que se realizou no PORTIC – Porto Innovation Center, situado no Campus Universitário da Asprela, no Porto.
Esta 4.ª edição do Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional reuniu estudantes de diversas instituições de ensino superior e do ensino secundário com um objetivo comum: pensar de forma crítica e criativa os desafios do mundo atual.
Ao longo de um dia completo de trabalho, os participantes – organizados em pequenos grupos heterogéneos foram convidados a apresentar soluções para problemas reais e complexos em torno dos quatro temas sobre 1) Redes sociais e saúde mental; 2) Escolas saudáveis e felizes; 3) Inteligência Artificial, Robótica e o Futuro do Trabalho; 4) Exercício da Cidadania.
A iniciativa integra-se nos trabalhos da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico – CrithinkNet. O projeto envolve professores de 14 instituições: CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave / Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, ESSATLA – Atlântica, Instituto Piaget, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Superior de Administração e Gestão, ISLA Santarém – Instituto Politécnico, Politécnico do Porto, Universidade Lusófona de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).