O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica assume no seu exercício profissional intervenções autónomas em todas as situações de baixo risco, entendidas como aquelas em que estão envolvidos processos fisiológicos e processos de vida normais no ciclo reprodutivo da mulher e intervenções autónomas e interdependentes em todas as situações de médio e alto risco, entendidas como aquelas em que estão envolvidos processos patológicos e processos de vida disfuncionais no ciclo reprodutivo da mulher. A visão do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passa por merecer a preferência dos clientes e ser reconhecido como um profissional de referência para a melhoria do estado de saúde ginecológica, sexual e reprodutiva, e por oferecer cuidados especializados em função das respostas às transições relacionadas com os processos de vida e de saúde/doença, diversas áreas da sua área de intervenção.

DATA DE INÍCIO

Informação disponível em breve.

AULAS

Informação disponível em breve.

DURAÇÃO

Com uma duração de 18 meses/2250h, (das quais 1250h em contexto de prática clínica para o desenvolvimento dos ensinos clínicos nas áreas do Planeamento Familiar e Pré-Concepcional; da Vigilância do Climatério e Saúde Ginecológica; da Vigilância Pré-Natal; da Vigilância do Trabalho de Parto, Parto e Pós-Parto Imediato; e da Vigilância do Puerpério).


COORDENAÇÃO

 NOMECONTACTOCURRICULUM VITAE
Márcia da Conceiçãomarcia.conceicao@santamariasaude.pt

PLANO DE ESTUDOS

INFORMAÇÃO EM BREVE


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


O QUE DIZEM SOBRE O CURSO…

A Escola Superior de Enfermagem foi a minha escolha por ser uma escola reconhecida nesta área e a qual já tinha sido frequentada por alguns colegas de profissão que a recomendaram. Desde o inicio da frequência do curso da Pós- Licenciatura a organização e a excelente relação entre professor e aluno foram uma constante. O plano curricular foi cumprido com rigor, aspecto muito importante quando temos de conciliar a escola com todas as outras actividades profissionais, pessoais, entre outras. Por outro lado, a Escola teve sempre em consideração as recomendações feitas pelos alunos, e quando possível, foram concretizadas ainda durante o decorrer do curso. Mas nada seria assim, sem as excelentes pessoas que leccionaram as várias unidades curriculares. Os professores foram sempre muito acessíveis e de fácil trato, orientaram não só o nosso percurso nesta aventura, como também foram nossos colegas de profissão apoiando-nos sempre. No final desta experiência,  é bom recordar que apesar de todo o esforço, a dedicação foi mútua e o balanço muito positivo.

Ana Sousa

ALUMNI

Escolhi a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria por ser uma escola familiar semelhante ao ambiente com que já tinha contactado durante a Licenciatura e o qual privilégio. A ESEnfSM surpreendeu-me ainda mais pela positiva no que respeita a relação estabelecida entre professor-aluno, a compreensão no facto de não sermos apenas estudantes mas sim adultos com vida profissional e pessoal, bem como pelo bom acolhimento de todos demonstrado desde o primeiro dia. A Pós-Licenciatura Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia teve um balanço bastante positivo para mim, superando as minhas expectativas. A Saúde Materna nem sempre foi a minha área de interesse mas o meu percurso profissional fez com que este gosto nascesse e crescesse a cada dia e foi-se fortalecendo no decorrer do curso. Todos os envolvidos nesta Pós-licenciatura exercem um papel fundamental, pela disponibilidade demonstrada e pelos conhecimentos que nos foram transmitindo e experiências partilhadas.


Joana Albuquerque

ALUMNI

sg-popup-id-9497 sg-popup-id-7608 sg-popup-id-7611 sg-popup-id-7624