INFORMAÇÕES GERAIS | CANDIDATURAS 24/25

Candidatura aos Cursos Técnico Superior Profissional

Na Escola Superior de Saúde Santa Maria ministramos os seguintes cursos Técnico Superiores Profissionais:

  • Gerontologia e Cuidados de Longa Duração
  • Secretariado Clínico

Estes cursos são ciclos de estudos, não conferente de grau académico, com a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS), conducente ao diploma de técnico superior profissional. 

CTESP Gerontologia e Cuidados de Longa Duração

VAGAS: 25

  • CRITÉRIO A1/A2 – 20 vagas (titulares de um curso de ensino secundário, conferente/não conferente de qualificação profissional na mesma área de educação e formação (CNAEF) do CTeSP) 
  • CRITÉRIO B1/B2 – 1 vagas (titulares de um curso de ensino superior/ titulares de um curso de especialização tecnológica) 
  • CRITÉRIO C – 2 vagas (candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos) 
  • Estudante Internacional – 2 vagas 

CTESP Secretariado Clínico

VAGAS: 30

  • CRITÉRIO A1/A2 – 25 vagas (titulares de um curso de ensino secundário, conferente/não conferente de qualificação profissional na mesma área de educação e formação (CNAEF) do CTeSP) 
  • CRITÉRIO B1/B2 – 1 vagas (titulares de um curso de ensino superior/ titulares de um curso de especialização tecnológica) 
  • CRITÉRIO C – 2 vagas (candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos) 
  • Estudante Internacional – 2 vagas 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem satisfazer uma das seguintes condições para o acesso e ingresso: 

  • Critério A1/A2 – Ter aprovação num curso de ensino secundário ou ser titular de habilitação legalmente equivalente; 
  • Critério B1/B2 – Ser titular de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional; 
  • Critério C – Ter aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, em função da área de estudos do curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março. 
  • Estudante Internacional – Para efeitos de candidatura, o estudante internacional é o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Não são abrangidos pelo estatuto: 
  1. Nacionais de um Estado membro da União Europeia; 
  1. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de 2 (dois) anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente; 
  1. Os que ingressem pelos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro; 
  1. Os estudantes que se encontrem a frequentar uma instituição de Ensino Superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional; 

Podem candidatar-se os estudantes internacionais: 

  1. Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior emitido por uma autoridade competente (efetuada por prova documental ou exame escrito); 
  1. Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente. 

E que possuam as seguintes as seguintes condições de ingresso: 

  1. A qualificação académica específica para ingresso; 
  1. O conhecimento da língua ou línguas em que o ensino é ministrado; 

PROVAS DE INGRESSO E NOTA DE CANDIDATURA

Os critérios de seriação para acesso ao Curso Técnico Superior Profissional em Gerontologia e Cuidados de Longa Duração e ao Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico são os seguintes:  

Critério C: 

Para se candidatar a um dos cursos de Técnico Superior Profissional da ESSSM necessita de cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2024 
  • Ter aprovação nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas na ESSSM 

As provas têm chamada única e são realizadas nas instalações da ESSSM. 

Os candidatos serão seriados através da Prova Escrita (PE), da Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e da Entrevista (E). Sendo que: 

  • A Prova Escrita (PE) tem subjacente avaliar os conhecimentos e competências, considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso pretendido; 
  • A Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) do candidato visa avaliar a aptidão para frequentar o ensino superior; 
  • A Entrevista (E) destina-se, principalmente, para discutir e avaliar as motivações do candidato, e fornecer ao candidato informação sobre o curso pretendido. 
  • Para o cálculo da nota final de candidatura (NF), será utilizada a seguinte fórmula: 

𝑁𝐹=35%𝑃𝐸+25%𝐴𝐶𝐸𝑃+40%𝐸

A nota final de candidatura será expressa na escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, considerando-se aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 10 (dez) valores.  São eliminados os candidatos que obtenham nota inferior a 10 (dez) valores em qualquer uma das provas. 

Os critérios para a Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e Entrevista (E), são estabelecidos pelo júri nomeado pelo Conselho de Direção. 

Estudante Internacional: 

Como critério de seriação para o Estudante Internacional, a ordenação dos candidatos é feita pelo júri, por ordem decrescente da classificação final expressa numa escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20), devendo ser convertida para a referida escala as classificações expressas noutra escala, sendo que a classificação corresponde à melhor média aritmética das classificações obtidas. 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Critério A1, A2:

Critério B1, B2 e Estudante Internacional:

Critério C:

A data e hora da entrevista será comunicada via e-mail aos candidatos que obtenham aprovação na prova escrita. 

Após publicação da lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso, os mesmos receberão, por e-mail, o respetivo horário para realização da matrícula, assim como restantes informações necessárias. 

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento. Relembramos que na 2ª e 3ª fase (quando aplicável) só serão disponibilizadas com as vagas sobrantes das fases anteriores. 

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações: bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime Geral: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS:

  • Licenciatura em Enfermagem: 76 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 34 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 31 Vagas

O número total de vagas é disponibilizado na 1ª fase de candidaturas, sendo que para a 2ª e 3ª fase só serão disponibilizadas as vagas sobrantes da fase anterior. 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Para se candidatar a um dos cursos de Licenciatura da ESSSM necessita de cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ter o 12º ano completo ou reconhecimento do 12º ano; 
  • Ter a Ficha ENES de 2021, 2022 ou 2023 com as prova(s) de ingresso exigidas com uma classificação igual ou superior à classificação mínima exigida (95 pontos=9,5 valores);
  • A nota de candidatura ser igual ou superior à nota mínima exigida (95 pontos=9,5 valores). 

PROVAS DE INGRESSO E NOTA DE CANDIDATURA

Para os cursos de Licenciatura da ESSSM necessita de um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso: 

  • (02) Biologia e Geologia ou 
  • (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou 
  • (02) Biologia e Geologia e (18) Português 

A classificação mínima na prova de ingresso é de 95 pontos (9,5 valores), numa escala de 0 a 200 (20 valores). O cálculo da nota de candidatura é 60% para a média do ensino secundário e 40% para a prova de ingresso. 

Como efetuar o cálculo: 

Exemplo 1 (apenas utilizando a prova de ingresso (02) Biologia e Geologia): 

  • Prova de ingresso (Biologia e Geologia) – 138 pontos (13,8 valores) – 40% 
  • Nota de acesso ao ensino superior (nota que consta no fim da Ficha ENES) – 151 pontos (15,1 valores) – 60% 

Cálculo: (151*60%) + (138*40%) = 90,6 + 55,2 = 145.8 pontos (14,58 valores) 

Nota de candidatura: 14,58 valores 

Exemplo 2 (utilizando a prova de ingresso (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (18) Português): 

  • Prova de ingresso 1 (Biologia e Geologia) – 138 pontos (13,8 valores) – 20% 
  • Prova de ingresso 2 (Física e Química ou Português) – 161 pontos (16,1 valores) – 20% 
  • Nota de acesso ao ensino superior (nota que consta no fim da Ficha ENES) – 151 pontos (15,1 valores) – 60% 

Cálculo: (151*60%) + (138*20%) + (161*20%) = 90,6 + 27,6 + 32,2 = 150,4 pontos (15,04 valores) 

Nota de candidatura: 15,04 valores 

PRAZOS DE CANDIDATURA

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento. Relembramos que na 2ª e 3ª fase só serão disponibilizadas com as vagas sobrantes das fases anteriores. 

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações: bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime de Estudante Internacional: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS

  • Licenciatura em Enfermagem: 1 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 1 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 1 Vagas

O número total de vagas é disponibilizado na 1ª fase de candidaturas, sendo que para a 2ª fase só serão disponibilizadas as vagas sobrantes da fase anterior. 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Para efeitos de candidatura, o estudante internacional é o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Não são abrangidos pelo estatuto: 

  • Nacionais de um Estado membro da União Europeia; 
  • Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de 2 (dois) anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente; 
  • Os que ingressem pelos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro; 
  • Os estudantes que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional;  

Podem candidatar-se os estudantes internacionais: 

  • Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior emitido por uma autoridade competente (efetuada por prova documental ou exame escrito); 
  • Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

E que possuam as seguintes as seguintes condições de ingresso

  • A qualificação académica específica para ingresso; 
  • O conhecimento da língua ou línguas em que o ensino é ministrado; 
  • Satisfação dos pré-requisitos fixados para o curso no âmbito do regime geral de acesso e ingresso;

SERIAÇÃO

Como critério de seriação, a ordenação dos candidatos é feita pela por Júri, por ordem decrescente da classificação final expressa numa escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20), devendo ser convertida para a referida escala as classificações expressas noutra escala, sendo que a classificação corresponde à melhor média aritmética das classificações obtidas. 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento. Relembramos que na 2ª só serão disponibilizadas com as vagas sobrantes das fases anteriores. 

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime de Titulares de Outros Cursos Superiores: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS

  • Licenciatura em Enfermagem: 1 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 1 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 1 Vagas

O número total de vagas é disponibilizado na 1ª fase de candidaturas, sendo que para a 2ª fase só serão disponibilizadas as vagas sobrantes da fase anterior. 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Para efeitos do presente concurso e na inexistência de regulamento próprio, será aplicado o Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de julho, publicado no Diário da República, 2ª série, divulgado na página da Internet da ESSSM.

SERIAÇÃO

Os critérios de seriação para o regime de titulares de outros cursos superiores são: 

PRAZOS DE CANDIDATURA

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento. Relembramos que na 2ª só serão disponibilizadas com as vagas sobrantes das fases anteriores. 

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

OUTRAS INFORMAÇÕES

Após a matrícula, os candidatos podem solicitar avaliação de pedido de creditações para as formações comprovadas documentalmente. Os emolumentos associados encontram-se na Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025. Para este processo deve fazer-se acompanhar de: 

  • Plano de estudos do curso anterior; 
  • Certificado de notas com as unidades curriculares; 
  • Conteúdos programáticos das unidades curriculares; 

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime de Acesso para Maiores de 23 anos: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS

  • Licenciatura em Enfermagem: 6 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 2 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 3 Vagas

CONDIÇÕES DE ACESSO

Para se candidatar a um dos cursos de Licenciatura da ESSSM necessita de cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2022 
  • Ter aprovação nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas na ESSSM 

PROVAS E NOTA DE CANDIDATURA

As provas têm chamada única e são realizadas nas instalações da ESSSM 

Os candidatos serão seriados através da Prova Escrita (PE), da Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e da Entrevista (E). Sendo que: 

  • A Prova Escrita (PE) tem subjacente avaliar os conhecimentos e competências, considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso pretendido; 
  • A Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) do candidato visa avaliar a aptidão para frequentar o ensino superior; 
  • A Entrevista (E) destina-se, principalmente, para discutir e avaliar as motivações do candidato, e fornecer ao candidato informação sobre o curso pretendido. 
  • Para o cálculo da nota final de candidatura (NF), será utilizada a seguinte fórmula: 

𝑁𝐹=35%𝑃𝐸+25%𝐴𝐶𝐸𝑃+40%𝐸

A nota final de candidatura será expressa na escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, considerando-se aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 10 (dez) valores.  São eliminados os candidatos que obtenham nota inferior a 10 (dez) valores em qualquer uma das provas. 

Os critérios para a Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e Entrevista (E), são estabelecidos pelo júri nomeado pelo Conselho de Direção. 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento.  

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS

  • Licenciatura em Enfermagem: 1 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 0 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 0 Vagas

O número total de vagas é disponibilizado na 1ª fase de candidaturas, sendo que para a 2ª fase só serão disponibilizadas as vagas sobrantes da fase anterior. 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Para efeitos do presente concurso, será aplicado o Regulamento n.º 324/2018 de 25 de maio, publicado no Diário da República, 2ª série, divulgado na página da Internet da ESSSM.

SERIAÇÃO

Os critérios de seriação serão definidos por um júri nomeado pelo Conselho de Direção.  

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento. 

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM.

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2023/2024, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações: bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

OUTRAS INFORMAÇÕES

Após a matrícula, os candidatos podem solicitar avaliação de pedido de creditações para as formações comprovadas documentalmente. Os emolumentos associados encontram-se na Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025. Para este processo deve fazer-se acompanhar de: 

  • Plano de estudos do curso anterior; 
  • Certificado de notas com as unidades curriculares; 
  • Conteúdos programáticos das unidades curriculares; 

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.

Regime de Titulares de curso TeSP: Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

VAGAS

  • Licenciatura em Enfermagem: 5 Vagas
  • Licenciatura em Fisioterapia: 2 Vagas
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional: 4 Vagas

CONDIÇÕES DE ACESSO

É condição de admissão às vagas para titulares de um diploma de técnico superior profissional de um dos cursos de licenciatura da ESSSM ser detentor de um diploma de técnico superior profissional da ESSSM

SERIAÇÃO

Os candidatos serão seriados pelo resultado obtido na aplicação da seguinte fórmula, expresso numa classificação numérica arredondada à primeira casa decimal: 

Em que:

  • AC – Coeficiente que afere a afinidade do curso de que o candidato é titular, tendo os seguintes valores:
    • 20,0 – cursos da mesma área científica; 
    • 15,0 – cursos de áreas científicas afins;
    • 10,0 – outros cursos. 
  • Média final obtida no CTeSP na escala de classificação portuguesa. 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento.  

CANDIDATURA

A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM. 

EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO

Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato. 

Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações: bolsas@santamariasaude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt

OUTRAS INFORMAÇÕES

No ato de matrícula, os candidatos podem solicitar creditação das unidades curriculares do curso Técnico Superior Profissional, no Departamento de Tesouraria.

Consulta o Edital de Candidaturas 2024/2025.