No dia 25 de novembro, o GAApE participou no IV Encontro da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, com o tema: Voluntariado e Globalização.
Ao longo desse dia foi possível refletir e explorar o papel imprescindível das Instituições de Ensino Superior (IES) no incentivo na prática do voluntariado, permitindo assim a construção de uma cidadania global. Congratulou-se o papel fundamental das IES como parte ativa na resposta às várias causas sociais.
Salientou-se que o voluntariado permite, num processo dual e horizontal , o acolhimento das histórias que cada pessoa e IES transportam. Reforçou-se ainda que o voluntariado é uma oferta e uma prática cívica essencial para a construção de um mundo mais equitativo . Desta forma, poderemos contruir uma cidadania global onde cada cidadão se envolve no trabalho pela justiça social e pela responsabilidade social , que respeita e valoriza a diversidade e que trabalha para um mundo mais equitativo e sustentável.
No decorrer do evento evidenciou-se que o voluntariado proporciona respostas capazes de mitigar as necessidades de pessoas que se encontram em condição de vulnerabilidade. Estas respostas permitem a promoção da dignidade humana e uma experiência transformadora na identidade do/a voluntário/a.
O evento proporcionou ainda a troca de experiências e de aprendizagens entre estudantes e instituições. A evidência científica esplanada no evento, revelou que a prática do voluntariado permite o aumento dos níveis de bem-estar e a promoção da saúde mental. Por conseguinte, identificaram-se três abordagens de pesquisa na área do voluntariado: a competência intercultural, a identificação social como uma comunidade global e o compromisso (engajamento) cívico.
O GAApE e a ESSSM congratulam a Rede de Voluntariado do Ensino Superior (R-VES) pela realização deste evento dada à pertinência e promoção no incentivo da prática do voluntariado por parte dos estudantes e colaboradores das IES.