Fórum Online – Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

Realizou-se ontem, dia 02 de julho, mais um Fórum Online transmitido, desta vez promovido pela Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, em parceria com a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria e o Instituto Superior de Serviço Social.

Esta sessão organizada pelas quatro instituições foi novamente um sucesso, ultrapassando as 400 inscrições e um número elevado de visualizações.

O principal objetivo deste Fórum Online foi a partilha da experiência da prestação de Cuidados Paliativos em ERPIs no Reino Unido.

Nos últimos anos as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs)/Lares têm ganho acrescida importância nos cuidados à pessoa em fim de vida. Num sector maioritariamente privado várias questões se levantam:
– Como se podem proporcionar bons Cuidados Paliativos (CP) e cuidados no final de vida?
– Qual é o papel das equipas de CP na prestação de cuidados em ERPIs?
– Quais os benefícios para o serviço nacional de saúde em apoiar a prestação de CP em ERPIs?

Durante a sessão foi partilhada a metodologia de apoio a ERPIs de Idosos no Reino Unido baseado no modelo Gold Standards Framework que tem sido aplicado com sucesso ao longo dos últimos anos, assim como a experiência do StC na sua integração da prestação de CP nestas instituições antes e durante a pandemia Covid-19. 

Obrigado a todos os participantes!

Reveja o Fórum Online aqui:

FORUM ONLINE: Estruturas residenciais para pessoas idosas – O futuro dos Cuidados Paliativos. Realidade no Reino Unido | 2 de julho, às 21.00h

Nos últimos anos as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs)/Lares têm ganho acrescida importância nos cuidados à pessoa em fim de vida. Num sector maioritariamente privado várias questões se levantam:– Como se podem proporcionar bons Cuidados Paliativos (CP) e cuidados no final de vida?– Qual é o papel das equipas de CP na prestação de cuidados em ERPIs?– Quais os benefícios para o serviço nacional de saúde em apoiar a prestação de CP em ERPIs?Durante a sessão será partilhada a metodologia de apoio a ERPIs de Idosos no Reino Unido baseado no modelo Gold Standards Framework que tem sido aplicado com sucesso ao longo dos últimos anos, assim como a experiência do StC na sua integração da prestação de CP nestas instituições antes e durante a pandemia Covid-19.Este fórum tem por objetivo partilhar a experiência da prestação de CP em ERPIs no Reino Unido.A sessão online será transmitida em direto nas páginas de Facebook da APCP, Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Instituto Superior de Serviço Social do Porto e Escola Superior de Saúde de Santa Maria.Oradores: Nuno Santos Lopes – Director of Care Services, Nightingale Hammerson Anna Butt – Clinical Nurse Specialist in Palliative Care, St Christopher's HospiceModeração: Maria Aparício – Nurse Specialist in Palliative Care, St Christopher's HospiceDia 2 de julho, às 21.00hInscrição gratuita em: https://forms.gle/xdzC12H9KrTeXi2m6

Publiée par Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho sur Jeudi 2 juillet 2020