Beatriz Rio, estudante do 3º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) participa, inserida na unidade curricular de estágio III, na área de intervenção à saúde mental, no projeto Porta Aberta à Saúde Mental da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde de São João, no Porto.
Aumentar a literacia em saúde mental, combater preconceitos, fornecer mais informação e conhecimento sobre as doenças mentais, detetar sintomas e perceber como ajudar. São estas as bases do projeto Porta Aberta à Saúde Mental da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde de São João, no Porto. O projeto abrange as zonas do Porto, Maia e Valongo e, a cada ano letivo, uma equipa de três terapeutas ocupacionais e uma psicóloga anda pelas escolas destes concelhos com uma história, uma caixa azul, números e cartazes, temas e atividades. E um pássaro diferente de todos os outros para abordar um assunto sério em contexto escolar.
O projeto, que tem dois programas distintos para turmas do quarto e do nono ano, surgiu em 2011 e já chegou a 2402 estudantes de trinta escolas dos três municípios. Inicialmente focou-se apenas no nono ano, mas em 2019 passou também a abranger o quarto ano de escolaridade no concelho da Maia. Neste ano letivo, envolverá 334 alunos dos dois ciclos de 12 escolas da Maia e Valongo.
O programa do quarto ano compreende dois momentos em dois dias, não necessariamente consecutivos. No primeiro é feita a leitura encenada da história Edmar, o Passarinho Albino, de Manuela Mota Ribeiro, que reflete sobre questões de liderança, estigma, fatores protetores de doença mental, empatia e atenção. O livro fala da importância de perceber o outro e aceitar a diferença. Depois do conto, cada aluno faz um desenho inspirado na história. No segundo momento, são feitas dinâmicas de grupo com recursos a esses desenhos e a conteúdos explorados na narrativa.
Sara Dias Oliveira – Jornal Observador
Para aceder à notícia na integra – https://observador.pt/especiais/uma-historia-uma-caixa-azul-e-um-passaro-para-falar-de-saude-mental-a-criancas-e-adolescentes/
Fotografia – Igor Martins – Jornal Observador