Nos passados dias 26 e 27 de outubro, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) esteve presente com docentes, estudantes e alumni na complexa e robusta equipa multidisciplinar que prestou apoio na Prova “Bombeiro de Ferro” ocorrida em Vila Nova de Gaia.
Em dois dias, vários bombeiros de todo o país, mais de 200, colocaram à prova as suas competências técnicas e capacidades físicas num circuito de extrema exigência.
Os fisioterapeutas integrados na prova realizaram mais de meia centena de intervenções, sempre articulados com a restante equipa de saúde composta por um elemento médico e enfermagem.
Os estudantes tiveram a oportunidade de observar verificar a complexidade das intervenções, da gestão e a importância do rigor por exemplo nas comunicações realizadas via rádio.
Por último gostaríamos de agradecer à Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Batalhão Sapadores Bombeiros e Proteção Civil de Vila Nova de Gaia, pela oportunidade e confiança depositada em nós.



