No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera. Trata-se de uma data que tanto pretende ser uma celebração como uma chamada de atenção para a importância do sono, sendo o lema deste ano, proposto pela World Sleep Society: “Dormir bem, envelhecer melhor”.
A mensagem que se pretende transmitir é que o bem estar físico, mental e social é melhor se dormir bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. A campanha pretende enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura.
O sono tem impacto sobre todos os aspetos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas. A qualidade do sono tem impacto desde as doenças naturais, às perturbações psicológicas e sendo um pilar fundamental da saúde, vai ter consequências na energia com que se enfrenta cada dia. A importância de um bom sono está presente na necessidade de dormir bem para poder aproveitar plenamente os momentos bons da vida. Para assistir ao vídeo da campanha aceda aqui.
O Joca e a Maria associam-se à celebração do Dia Mundial do Sono, salientando que uma boa higiene de sono é fundamental para que as pessoas sejam saudáveis, equilibradas, produtivas e felizes.
Para mais informação clique aqui.