Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é celebrado em 100 países a 23 de abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO.

Este dia comemorativo tem como objetivo proporcionar reflexão sobre a importância da leitura, assim como o prazer extraído dessa atividade. A data tem maior foco nos jovens, pois eles são muito mais atraídos pela tecnologia presente em aparelhos eletrónicos e esquecem as antigas e essenciais fontes de conhecimentos, nesse caso os livros.

Os direitos de autor também são lembrados no dia 23 de abril, de modo a proteger a criação do autor e não tirar sua credibilidade através da pirataria. Ter o dia do Direito do Autor é trazer reconhecimento pela contribuição que é dada à sociedade, assim como possibilitar maior estímulo aos autores em não desistir quanto ao desenvolvimento de suas obras.

A origem da data é uma homenagem a William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Os três escritores famosos morreram no dia 23 de abril de 1616 (embora Miguel de Cervantes tenha falecido um dia antes, mas o seu sepultamento ocorreu no dia 23).

Este ano devido à pandemia Covid-19, as celebrações deste dia passam por eventos on line. A ESSSM, mais particularmente a Biblioteca, não podia  deixar esta data em vão, lançando um desafio a todos os colaboradores, docentes e alunos no sentido de enviarem uma fotografia sua a ler, vale tanto mais quanto mais a originalidade.

#diamundialdolivro #esssm #biblioteca #ficaemcasa