Dia Mundial do Cancro do Ovário

O Dia Mundial do Cancro do Ovário celebrou-se pela primeira vez a 8 de maio de 2013. Desde então, todos os anos as organizações do mundo inteiro dedicam o dia para melhorar a consciencialização e prevenir o risco do cancro do ovário.

Existe pouco conhecimento sobre os sinais e sintomas do cancro do ovário, o que contribui para que seja diagnosticado em fase tardia. Por isso, a taxa de sobrevivência do cancro do ovário é a mais baixa de todos os cancros que afetam as mulheres.

De facto, os sintomas do cancro do ovário podem ser vagos, especialmente nas fases iniciais da doença e não são específicos desta doença. Os sintomas mais comuns são o inchaço contínuosensação de enfartamento, dor abdominal ou pélvica, necessidade urgente e frequente de urinar, facilmente associados a outros problemas, que as mulheres podem ter tendência a desvalorizar. As mulheres devem estar atentas a estes sintomas e, se persistirem, devem consultar um médico especialista.

Apesar de todas as mulheres do mundo estarem em risco de desenvolver cancro do ovário, existem fatores de risco associados, como a idade (a incidência aumenta com o passar dos anos e a maioria dos casos ocorre após a menopausa), fatores reprodutivos e endócrinos, ambientais, obesidade e a predisposição genética.

Conheça aqui alguns testemunhos de mulheres que passaram pelo diagnóstico de cancro do ovário.

Esteja atenta aos sinais, consulte o seu médico. Previna o cancro do ovário!

Mais informações aqui.

#diamundiadocancrodoovário #esssm #ligacontraocancro