O Dia Mundial do Cancro comemora-se a 4 de fevereiro por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro.

9,6 milhões de pessoas morrem de cancro anualmente. Isto é mais do que a SIDA, malária e tuberculose juntas.

Até 2030, os especialistas estimam que as mortes por cancro aumentarão para 13 milhões, se não agirmos.

Mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se for detetado precocemente e tratado adequadamente.

Ao implementar estratégias adequadas aos seus recursos para prevenção, deteção precoce e tratamento, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas por ano.

Por acreditarmos que todos temos um papel a desempenhar nesta luta, a ESSSM junta-se a esta causa divulgando a campanha: “Eu Sou e eu Vou”. Cada um de nós pode ser o herói desta história!

Trata-se de uma chamada à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro.

Pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do Cancro no próprio indivíduo (dieta saudável), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação). Por isso, é tempo de fazer um compromisso pessoal.

A ideia é difundir nas redes sociais cartazes personalizados com textos e imagens feitos por alunos, docentes, investigadores e colaboradores da ESSSM, levando em consideração suas experiências profissionais ou pessoais em relação ao tema.

Convidamos a todos a participar desta atividade com cartazes personalizados e criativos. No conjunto, essas experiências diferentes e transversais irão ajudar a que todos possam ter consciência do que fazemos e do que podemos fazer como profissionais ou cidadãos na luta contra o cancro.

Os cartazes podem ser realizados usando o aplicativo gratuito aqui.

Veja o vídeo promocional aqui.

#EuSouEEuVou | #DiaMundialdoCancro | #esssm