Dia Mundial da Saúde Mental

Assinala-se a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental e o tema proposto pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Mental Health Federation), para a sua comemoração deste ano, é: “Saúde mental para todos – Maior investimento – Maior acesso – Mental Health for All -Greater Investment – Greater Access”.

A pandemia de Covid-19 interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países, apesar do aumento da procura. A constatação é de um novo estudo publicado esta segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde, OMS. 

O inquérito de 130 nações fornece os primeiros dados globais que mostram o impacto da pandemia no acesso aos serviços de saúde mental, destacando a necessidade urgente de um aumento do financiamento. 

Antes da pandemia, os países gastavam menos de 2% seus orçamentos nacionais de saúde para lidar com a área mental. Agora, a pandemia está aumentando a procura por esses serviços.  

Luto, isolamento, perda de rendimento, restrições sociais, medo, incerteza e angústia emocional estão causando novos problemas ou agravando os que já existiam. Muitas pessoas podem estar enfrentando níveis elevados de uso de álcool e drogas, insônia e ansiedade.  

Ao mesmo tempo, a Covid-19 pode causar complicações neurológicas e mentais, como delírio, agitação e derrame. Pessoas com transtornos mentais, neurológicos ou de uso de substâncias também são mais vulneráveis à infeção pelo novo coronavírus, correndo um risco maior de ter uma forma grave da doença e até de morte. 

A atual pandemia mundial surgiu contra um cenário de saúde mental já terrível que viu as condições de saúde mental aumentarem em todo o mundo. Cerca de 450 milhões de pessoas vivem com transtornos mentais que estão entre as principais causas de problemas de saúde e incapacidades em todo o mundo (Relatório Mundial de Saúde da OMS, 2001). 

Portanto, é de grande significado e importância que o tema para o Dia Mundial da Saúde Mental de 2020 seja: “Saúde mental para todos – Maior investimento – Maior acesso” 

A saúde mental é um direito humano – é hora de a saúde mental estar disponível para todos. Atenção primária à saúde acessível e de qualidade é a base para a cobertura universal de saúde e é necessária com urgência à medida que o mundo luta com a atual emergência de saúde. 

Neste dia, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria convida toda comunidade académica a refletir e fazer uma breve avaliação da sua saúde mental aqui

#diamundialdesaudemental#saudemental#esssm#worldmentalhealthday