Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é um momento especial para comemorar as conquistas e contribuições das pessoas com deficiência e aumentar a consciência, compreensão e aceitação do público.

O tema deste ano é: “Nem todas as deficiências são visíveis”. Concentra-se na divulgação e compreensão das deficiências que não são imediatamente aparentes, como a doença mental, dor crônica ou fadiga, deficiências visuais ou auditivas, diabetes, lesões cerebrais, distúrbios neurológicos, diferenças de aprendizagem e disfunções cognitivas, entre outros.

 

De acordo com o Relatório Mundial da OMS sobre Deficiências, 15 por cento da população mundial, ou mais de 1 bilião de pessoas, vivem com deficiências. Desse número, estima-se que 450 milhões vivem com problemas mentais ou neurológicos – e dois terços dessas pessoas não procuram ajuda médica profissional, em grande parte devido ao estigma, discriminação e negligência.

 

Estima-se que outros 69 milhões de pessoas sofram de Traumatismos Cerebrais a cada ano em todo o mundo, enquanto uma em cada 160 crianças é identificada como pertencente ao espectro do autismo.

 

Estes são apenas alguns exemplos dos milhões de pessoas que vivem atualmente com uma deficiência que não é imediatamente aparente, e um lembrete da importância de remover as barreiras para todas as pessoas que vivem com deficiência, visíveis e invisíveis.

 

Durante a pandemia COVID-19, o isolamento, a desconexão, as rotinas interrompidas e os serviços diminuídos tiveram um grande impacto na vida e no bem-estar mental das pessoas com deficiência em todo o mundo. Divulgar a consciência das deficiências invisíveis, bem como desses impactos potencialmente prejudiciais – e nem sempre imediatamente aparentes – à saúde mental, é crucial, pois o mundo continua a lutar contra o vírus.

Saiba mais sobre este dia aqui.

 

#diainternacionaldaspessoascomdeficiência #nemtodasasdeficienciassaovisiveis #notalldisabilitiesarevisible