NOTA
O curso 201 tem como objetivo habilitar o formando a dominar as quatro primeiras capacidades básicas funcionais de desenvolvimento emocional com base na abordagem do modelo DIR/Floortime.
O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidência científica eficaz para promover o desenvolvimento humano. É uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa, com o seu perfil único, desenvolva o seu máximo potencial, com base na relação. Vários estudos randomizados controlados foram publicados desde 2011, que identificaram melhorias estatisticamente significativas para crianças com autismo que utilizaram o DIR/Floortime em comparação com abordagens comportamentais tradicionais.
INFORMAÇÕES GERAIS
DATA E HORÁRIO
Semana 1 | 10 e 11 de janeiro | Sexta das 15:00 às 19:00; Sábado das 09:00 às 18:00
Semana 2 | 17 e 18 de janeiro | Sexta das 15:00 às 19:00; Sábado das 09:00 às 18:00
Semana 3 | 24 e 25 de janeiro | Sexta das 15:00 às 19:00; Sábado das 09:00 às 18:00
Semana 4 | 31 de janeiro e 1 fevereiro | Sexta das 15:00 às 19:00; Sábado das 09:00 às 18:00
(Total 48 horas)
ONLINE | Sessões assíncronas e feedback individual a marcar com o formando
PRESENCIAL
Semana 5 | 3 e 10 maio | Sábado das 09:00 às 13:00
(Total 8 horas)
DURAÇÃO
100H
10 dias presenciais (total 56 horas)
Aproximadamente 44 horas online (estudo autónomo e feedback individual)
PROPINA
1000€ (certificado ICDL incluído)
Inscrição até 5 de janeiro 2025
- 10% desconto para Orientadores de Estágio ESSSM**
- 10% desconto para inscrições agrupadas de 3 ou mais profissionais da mesma entidade**
DESTINATÁRIOS
Terapeutas Ocupacionais | Terapeutas da Fala | Psicólogos | Psicomotricistas | Musicoterapeutas | Pediatras | Pedopsiquiatras | Enfermeiros (área da Pediatria) | Psicopedagogos | Professores | Educadores de Infância
LOCAL
Escola Superior Saúde Santa Maria | Porto
INSCRIÇÕES
Inscrição até dia 5 de janeiro de 2025, sujeito a número mínimo de inscritos e vagas limitadas.
Nota: garante-se que o valor será integralmente devolvido em caso de não abertura do curso.
DOCUMENTOS A SUBMETER
- Certificado de Habilitações (Educação/Saúde);
- Certificado de Conclusão DIRFloortime® 101*
- **Comprovativos em como é Orientador de Estágio ESSSM ou o grupo pertence à mesma entidade.
*No caso de ter tirado o Curso 101 recentemente e ainda não estiver na posse do seu certificado de conclusão poderá enviar o Comprovativo de Aquisição do mesmo.
FORMADORES
Dr.ª Taciana Meireles
- Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto.
- Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014).
- Especialista e Formadora no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning.
NO FINAL DO CURSO VAIS SER CAPAZ DE
- Reconhecer as ideias centrais de cada uma das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional do Modelo DIRFloortime®.
- Descrever pelo menos três conceitos básicos específicos da disciplina relacionados às seguintes áreas: reatividade sensorial, desenvolvimento do processamento e planeamento motor, desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva e desenvolvimento visuo-espacial.
- Indicar pelo menos três formas de identificar as capacidades dos cuidadores e indivíduos, respeitando e promovendo seu direito à autodeterminação.
- Citar evidências científicas que apoiam a abordagem DIRFloortime®.
- Diferenciar a aquisição, restrições ou ausência das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional básicas em crianças ou indivíduos adultos, com ou sem dificuldades ao nível do desenvolvimento.
- Indicar pelo menos três perfis individuais exclusivos com todos os seguintes componentes: reatividade sensorial, desenvolvimento do processamento e planeamento motor, desenvolvimento da linguagem recetiva e expressiva e desenvolvimento visuo-espacial em crianças ou indivíduos adultos, com ou sem problemas no desenvolvimento.
- Identificar pelo menos três diferenças individuais que podem interferir ou facilitar a aquisição das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional.
- Identificar pelo menos três diferenças individuais que podem interferir ou facilitar a aquisição das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional.
- Integrar e aplicar conceitos relevantes do DIR® por meio de competências em Floortime, através da sintonia do próprio affect com o indivíduo, apoiando a regulação, o envolvimento emocional, o prazer compartilhado, a reciprocidade e o pensamento complexo.
- Demonstrar a capacidade de seguir a liderança do indivíduo (com base em suas intenções, motivações e propósitos internos) aumentando gradualmente a duração e a complexidade dos círculos de comunicação por um período de tempo considerado apropriado para o cliente específico.
- Descrever pelo menos seis técnicas de Floortime que apoiam as interações de maneiras que consideram as diferenças individuais e levam a círculos de comunicação mais longos e complexos.
- Descrever suas próprias diferenças individuais e capacidades de desenvolvimento emocional funcional, incluindo estilos interativos preferidos e tendências sob stress (ou seja, o que os ajuda a manterem-se regulados).
- Demonstrar a capacidade de se envolver em reflexão pessoal, desencadeada por observação, discussões em grupo, avaliação pessoal, leituras e palestras, supervisão e outros meios, para ajustar e aprimorar continuamente sua compreensão do Modelo DIRFloortime® e sua aplicação em seu trabalho. – Exibir comportamentos éticos elevados e padrões de prática, incluindo o cumprimento dos requisitos de confidencialidade.