NOTA
A formação do curso introdutório 101 tem como propósito fornecer a base teórica ao nível do modelo DIR – “D” (Desenvolvimento), “I” (Diferenças Individuais) e “R” (Relação); e da técnica de Floortime.
O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidências eficaz para promover o desenvolvimento humano. É uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa se desenvolva no contexto da sua identidade autêntica. Existem também revisões sistemáticas que apoiam a eficácia do DIRFloortime (Binns e Cardy, 2019; Boshoff, K. et al., 2020; Cheng, W.M. et al., 2022; Divya, K.Y., et al., 2023; Smith & Iadarola, 2015).
INFORMAÇÕES GERAIS
DATA E HORÁRIO
16 maio | 09:00 – 13:00; 14:00 – 18:00
17 maio | 14:00 – 18:00
DURAÇÃO
12H
LOCAL
Escola Superior Saúde Santa Maria (ESSSM) | Porto
REGIME
Presencial
PROPINA
220€ (inclui certificado ICDL)
DESTINATÁRIOS
Terapeutas Ocupacionais | Terapeutas da Fala | Psicólogos | Psicomotricistas | Musicoterapeutas | Pediatras | Pedopsiquiatras | Enfermeiros (área de Pediatria) | Psicopedagogos | Professores | Educadores de Infância | Cuidadores
INSCRIÇÕES
Inscrição até dia 11 de maio de 2025, sujeito a número mínimo de inscrições.
NO FINAL DO CURSO SERÁ CAPAZ DE
- Identificar pelo menos três características comuns da perturbação do espectro do autismo e outros desafios de relacionamento e comunicação.
- Identificar pelo menos quatro características principais das abordagens baseadas na relação.
- Descrever todas as 6 Capacidades de Desenvolvimento Emocional Funcional (FEDCs) no modelo DIR® e os desafios potenciais que as crianças enfrentam em cada capacidade.
- Descrever pelo menos três características de como as diferenças individuais (o “I” em DIR®), incluindo saúde, processamento sensorial e desafios regulatórios que podem impactar o desenvolvimento de uma criança.
- Identificar pelo menos três princípios-chave e estratégias básicas do Floortime.
- Descrever pelo menos três características de relacionamento e família no modelo DIR®.
- Descrever o papel essencial do “affect”, visto que está relacionado ao D, ao I e ao R.
Nota: Contudo, não habilita os participantes como praticantes/terapeutas DIR/Floortime (obrigatório pelo menos o nível 201 para exercer como profissional).
FORMADORES
Dr.ª Taciana Meireles
- Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto;
- Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014);
- Especialista e Formadora no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning.
