Testagem massiva para despistagem da COVID-19

A toda a Comunidade Académica da ESSSM

Como é do conhecimento geral, os contágios de Covid estão novamente a crescer a um ritmo muito intenso e embora as consequências não sejam tão negativas como no passado importa adotar as medidas necessárias para os travar e aumentar a segurança de toda a população.

Para além da vacinação e das medidas de contenção já conhecidas, como o uso de máscara, o distanciamento social e a desinfeção frequente das mãos, a testagem massiva é agora um dos principais instrumentos para a deteção precoce de casos positivos, assim se permitindo uma despistagem rápida de pessoas infetadas e um método eficaz de reduzir potenciais riscos de novos contágios.

Por esta razão o Governo reintroduziu a possibilidade de cada pessoa realizar nas farmácias, de forma gratuita, quatro testes mensais. Tendo em consideração que foram detetados casos de pessoas positivas entre a comunidade educativa da ESSSM, o Conselho de Direção aconselha a que todos/as se dirijam a farmácias para efetuar um teste e se façam acompanhar do respetivo documento comprovativo pois, se a situação se agravar, pode vir a ser necessário fazer controlo de acesso à escola mediante a apresentação do certificado de vacinação e do comprovativo da realização de um teste negativo.

É bom termos presente que nesta matéria não só cada um/uma tem de preservar a sua saúde, como assegurar que não contribui negativamente para a saúde dos/as outros/as.

Faça o teste. Cuide de si e dos outros.

O Conselho de Direção

José Manuel Silva

Ana Paula Conceição

Goreti Marques