ClinicalModelling em Ação: Teste da Inovação na Formação em Instrumentação Cirúrgica

Nos dias 2 e 3 de maio, a Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM), no Porto, acolheu a primeira sessão prática de testagem da metodologia de video self-modelling do projeto ClinicalModelling no âmbito dos ciclos de estudos de pós-praduação. A atividade foi integrada no âmbito do curso de pós-graduação Instrumentação Cirúrgica, e permitiu aos estudantes testarem, em contexto real de aprendizagem, o uso de smart glasses durante o exercício técnico de preparação da mesa cirúrgica.

Esta iniciativa representa um marco relevante no âmbito da Tarefa 4.3 do projeto, que tem como objetivo o desenvolvimento e experimentação de um conjunto de lições práticas centradas no estudante, direcionadas à formação contínua de enfermeiros especialistas. As lições visam dotar estes profissionais de competências fundamentais para a utilização dos smart glasses em contextos clínicos e de aprendizagem, garantindo o respeito pelas normas de privacidade e segurança de dados, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, e fomentando a consciência crítica sobre o papel da digitalização no reforço da qualidade da formação e da prática clínica.

Com esta atividade, o projeto ClinicalModelling reforça o seu compromisso com a inovação pedagógica, a formação contínua e a integração de tecnologias digitais na educação em saúde, procurando responder aos desafios contemporâneos da prática clínica através de abordagens formativas modernas, centradas no profissional e potenciadoras de impacto real.