Centenário do Nascimento de António Fernandes da Fonseca

A Prof. Raquel Almeida, coordenadora do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional encontra-se hoje no evento promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro Hospitalar Universitário de São João, a decorrer no Centro Hospitalar Conde Ferreira, em Homenagem ao Centenário do Nascimento de António Fernandes da Fonseca.

 

Quem foi António Fernandes da Fonseca?

Nascido a 4 de agosto de 1921, em Amarante, António Fernandes da Fonseca terminou a sua licenciatura em Medicina pela FMUP em 1947. Exerceu o cargo de médico dos Serviços da Junta de Emigração entre 1948 e 1953. Neste ano, foi contratado, a convite de Luís de Pina, para segundo assistente da FMUP, tendo ministrado aulas práticas de Psiquiatria e Neurologia. Em 1955, foi-lhe concedida, pelo Instituto de Alta Cultura (IAC), uma bolsa de estudo que lhe permitiu estagiar no Hospital St. Thomas e no Instituto de Psiquiatria, em Londres. Em 1959, foi-lhe conferido o grau de Doutor em Medicina pela Universidade do Porto, tendo sido encarregado da regência de Psiquiatria na FMUP. Em 1972, foi nomeado, pelo Conselho Cientifico da FMUP, professor catedrático de Psiquiatria, cargo que manteve até agosto de 1991, data da sua jubilação.

Além de eminente professor, investigador especialmente dedicado às perturbações afetivas e especialista em Psiquiatria e em Neuropsiquiatria Infantil pela Ordem dos Médicos, António Fernandes da Fonseca destacou-se pelo seu extenso contributo na vida cívica/política e na cultura. Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista em 1976, tendo exercido funções ao longo de três mandatos. Deixou ainda uma vasta obra escrita, incluindo psicobiografias de figuras nacionais e internacionais, como Sigmund Freud, Ortega y Gasset, Fernando Pessoa e Teixeira de Pascoaes.